Dando sequência à viagem que está fazendo à Espanha, acompanhado do secretário municipal de Produção e Meio Ambiente Pedro Dias, o prefeito de Gurupi, Laurez Moreira (PSB), esteve nesta quinta-feira (29/08) na cidade Valência, localizada a pouco mais de 300 km de Madrid.

Sempre assessorado pelo secretário especial de Promoção e Atração de Investimentos do Tocantins, Divaldo Rezende, Laurez e Pedro Dias conheceram o sistema de tratamento de resíduos sólidos de Valença, considero um dos mais modernos do mundo. A intenção é de se buscar parcerias que possibilitem implantar um sistema semelhante em Gurupi, abolindo-se de vez o sistema de aterro sanitário que existe hoje no município tocantinense.

“Estamos empenhados na construção de políticas públicas de resíduos sólidos integrados, em busca de alternativas institucionais que otimizem os recursos, para que se traduzam em oportunidades de negócios com a geração de emprego e renda, ao mesmo tempo em que propicie receitas para o município”, afirmou Laurez, destacando que sua viagem à Espanha está sendo muito produtiva e com boas perspectivas, a médio prazo, para a solução da destinação do lixo produzido em Gurupi.

Segundo Laurez, a exemplo do que já acontece em várias cidades da Espanha, pode ser criado em Gurupi, uma parceria público-privada, propiciando a criação de um consórcio que atuará, de forma efetiva, na instalação de uma usina de reciclagem de lixo.