A Prefeitura de Gurupi, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, em parceria com a Secretaria de Defesa Social do Tocantins, promoveu na tarde desta sexta-feira (09/08), no plenário da Câmara Municipal de Gurupi, um encontro com representantes de municípios da região sul do Estado para divulgar as diretrizes do Programa “Viver sem Limite – Plano Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência”, que visa promover a integração e articulação voltadas para ações na área de políticas públicas e direitos das pessoas portadoras de necessidades especiais.

A abertura dos trabalhos foi feita pelo Gerente de Assistência Social da Secretaria Municipal do Desenvolvimento Social de Gurupi, Edinho Fernandes, que deu as boas vindas aos presentes e destacou várias conquistas da pasta em que atua e que é comandada pela Vice-Prefeita, Dolores Nunes. Na oportunidade, o Gerente anunciou uma importante parceria que está feita entre a Prefeitura de Gurupi e a Apae – Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Gurupi, para que sejam realizados, no mês de setembro, os cursos profissionalizante e informática e de corte e Costura.

“Esses cursos serão realizados nas próprias dependências da Apae, de forma gratuita, podendo participar tantos os alunos como seus familiares”, afirmou Edinho Fernandes.

Representando o prefeito Laurez Moreira, o Chefe de Gabinete da Prefeitura, Gutierrez Torquato, falou sobre a preocupação do prefeito Laurez em colocar em prática uma série de políticas públicas de inclusão social, destacando, principalmente, a questão de acessibilidade. “É importante que a população de Gurupi, de forma organizada, como aconteceu recentemente, se manifeste, vá para as ruas, dê a sua contribuição com críticas e sugestões, para que possamos encontrar, juntos, a solução para os vários problemas da cidade”, afirmou.

PALESTRA

Talita Silene, consultora da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, ministrou uma palestra sobre o Plano Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência – Viver sem Limite, do Governo Federal, informando que ele tem o objetivo de promover a cidadania, a autonomia e o fortalecimento da participação da pessoa com deficiência na sociedade, eliminando barreiras e permitindo o acesso aos bens e serviços disponíveis a toda a população.

A consultora também destacou que o Viver sem Limite é um conjunto de políticas públicas estruturadas em quatro eixos: Acesso à Educação; Inclusão social; Atenção à Saúde e Acessibilidade. Cada ação presente nesses eixos é interdependente e articulada com as demais, construindo redes de serviços e políticas públicas capazes de assegurar um contexto de garantia de diretos para as pessoas com deficiência, considerando suas múltiplas necessidades nos diferentes momentos de suas vidas.

CRÉDITO ACESSIBILIDADE

Quem também esteve presente ao evento foi o gerente geral da Agência Araguaia, do Banco do Brasil em Gurupi, Dean Carlos de Menezes, que falou sobre o BB Crédito Acessibilidade, onde as pessoas portadores de necessidades especiais podem ter acesso a uma linha de crédito especial.

Menezes explicou que com o BB Crédito Acessibilidade é possível financiar aparelhos auditivos, órteses, próteses, cadeiras de rodas motorizadas e elevadores adaptados para domicílios, dentre outros produtos que possam viabilizar de forma plena o acesso das pessoas com deficiência aos equipamentos e serviços de tecnologia assistiva.

A linha BB Crédito Acessibilidade tem taxa de juros de 0,57% ao mês para quem recebe até cinco salários mínimos ou 0,64% mensais para quem recebe mais de cinco e até 10 salários mínimos. O financiamento pode ser de até 100% do valor do bem ou serviço, com limite máximo de até R$ 30 mil por pessoa e prestações debitadas diretamente na conta corrente. O prazo é de quatro a 60 meses e a primeira prestação pode ser paga em até 59 dias.

PARTICIPAÇÃO

Além de Gurupi, participaram desse evento representantes dos municípios de São Valério da Natividade, Alvorada, Peixe,Crixás, Nova Rosalândia, Dueré, Dois Irmãos, Taipas, Lagoa da Confusão, Cariri do Tocantins, bem como, o Secretário de Educação de Gurupi, Eurípedes Fernandes da Cunha, o Secretário do Idoso de Gurupi, Dida Moreira, representante da Apae, aPromotora da Infância e Juventude de Gurupi, Jussara Barreira Silva Amorim, e vários vereadores.