O 1° Fórum Gurupiense de Saúde do Trabalhador será realizado nesta quinta e sexta-feira (12 e 13/09), no Anfiteatro da Universidade Federal do Tocantins (UFT), campus de Gurupi, das 8 às 18 horas. O evento busca qualificar melhor os profissionais do Sistema Único de Saúde (SUS) por meio de cursos e palestras, a partir da Rede Nacional de Atenção Integral à Saúde do Trabalhador (Renast), com a proposta de identificar problemas, propor e implementar soluções que qualifiquem os profissionais.

Segundo o secretário Municipal de Saúde, esta é a primeira edição do Fórum Gurupiense em Saúde do Trabalhador, um fórum de discussão que visa reunir pesquisadores das ciências humanas sociais, operadores do Direito e sindicalistas visando tratar de temas vinculados à saúde do trabalhador numa perspectiva crítica e interdisciplinar.

“O principal objetivo do fórum é promover a cultura de prevenção em saúde, higiene e segurança no trabalho, considerando o grande número de trabalhadores que vêm sendo vitimados por acidentes de trabalho e doenças ocupacionais, bem como os altos custos sociais e econômicos decorrentes desses eventos”, disse o secretário.

A Secretaria Municipal de Saúde de Gurupi, em parceria com Hospital Regional de Gurupi (HRG), são órgãos de referência no atendimento ao trabalhador, na política que está sendo implantada no município, que se consolidará com a criação do NUSAT”s – Núcleo de Saúde do trabalhador.

QUINTA-FEIRA – 12/09/2013

07h30 às 08h – Credenciamento e Entrega de Material

08h às 09h – Sessão solene de abertura oficial

09h às 10h – CIPA – Dr. Francisco de Assis Macedo