Está em tramitação na Câmara de Vereadores de Gurupi, o Projeto de Lei de iniciativa do Poder Executivo Municipal, que dispõe sobre o Sistema de Estacionamento Rotativo Controlado no município e dá outras providências.

A proposta prevê que a Prefeitura de Gurupi criará a chamada Zona Azul, destinada ao estacionamento de veículos de passageiros e veículos de carga com capacidade de até duas toneladas e que receberá sinalização específica. O projeto também autoriza a Prefeitura de Gurupi a cobrar preço público aos usuários dessa zona.

Caberá à Superintendência Municipal de Trânsito e Segurança (SMTS) a implantação e fiscalização desse sistema, sendo que a receita arrecadada com a cobrança do Sistema de Estacionamento Rotativo Controlado será aplicada em sinalização, engenharia de tráfego,de campo, segurança, fiscalização e educação de trânsito, bem como, na aquisição de itens e equipamentos necessários à melhoria do trânsito e segurança no município.

O Prefeito Laurez Moreira (PSB), destaca que por conta do crescimento de Gurupi é necessário se pensar cada vez mais em vagas de estacionamento para que os habitantes e visitantes possam ter mais mobilidade em deixar seus veículos em vias públicas.

“Nossa proposta tem por finalidade regulamentar o estacionamento nas áreas centrais de Gurupi, oportunizando aos usuários de veículos uma melhor utilização da infraestrutura do comércio, bancos e serviços existentes nessas áreas e, delegar sua operação à iniciativa privada, mediante processo de licitação na modalidade de concorrência”, explicou o Prefeito.

O Superintendente Municipal de Trânsito e Segurança, David Henrique Garcia informou que estarão isentos de pagamento da tarifa para ocupação de vaga em espaço público os veículos de portadores de deficiência física e os veículos de utilidade pública. No que tange aos veículos de investigação policial que não estiverem identificados, o Superintendente de Trânsito informou que nesse caso, será necessário efetuar cadastro junto à Prefeitura para ciência dos fiscais de trânsito, a fim de se beneficiarem desta isenção.