Aconteceu na manhã desta quinta-feira (19/09), em Gurupi, a abertura da Semana Nacional de Trânsito. O público- alvo da campanha deste ano são os jovens e tem como título “Balada Consciente – Se beber não dirija”. O tema foi escolhido por serem os jovens a maioria das vítimas do trânsito no país.

O diretor geral do Detran/Tocantins, Júlio Cesar Mamede, também prestigiou o evento e lembrou da triste colocação do Brasil, que está em 4° lugar em número de mortes de pessoas vítimas de acidente do trânsito. “Isso sem falar sobre da dor das famílias dessas vítimas e dos sobreviventes de acidentes que ficam com sequelas”, disse ele.

O Superintendente Municipal de Trânsito e Segurança, David Henrique Garcia.

destacou a importância de ações de conscientização e de educação no trânsito. “O tema dessa campanha é bastante pertinente e devemos trabalhar em conjunto para que os usuários do trânsito tenham mais consciência. Estamos realizando ações de educação, visando dar mais informações e proporcionar mais conhecimento aos futuros condutores, para que tenhamos um trânsito mais seguro e tranquilo. Quero aproveitar o momento e agradecer a colaboração e parceria da Polícia Militar e Ciretran de Gurupi, que têm nos ajudados muito”, disse o superintendente, ressaltando que durante toda a Semana Nacional de Trânsito serão realizados trabalhos educativos, blitz e apresentações nas escolas municipais abordando o tema.

Na solenidade foi ministrada uma palestra sobre Mobilidade Urbana e Trânsito Humanizado, com o palestrante Vanderli Cândido de Jesus, que ressaltou a importância de se olhar para os valores e não apenas para dados e estatísticas. As comemorações alusivas à Semana Nacional do Trânsito vão até o dia 25 de setembro.

Participaram da abertura do evento em Gurupi, o presidente do Sindicato das Auto Escolas do município, Márcio Rocha; a Diretora Regional de Ensino, Adriana da Costa Aguiar; comandante do 4° Batalhão da Polícia Militar, Coronel Edvan de Jesus; diretor do Ciretran de Gurupi, Wilson Anastácio Castilho; e a Coordenadora do Ministério Público, Jussara Barreira da Silva Amorim. Também marcaram presença na solenidade os vereadores Leca, José Henrique, Jonas Barros, Gleydson Nato e Marilis Chaves, vice-presidente da Câmara de Vereadores de Gurupi. Além de autoridades locais, também prestigiaram o evento os secretários municipais de Comunicação, Núbio Brito; de Educação, Eurípedes Fernandes Cunha; de Habitação, Carlos Barcellos; de Administração, Reinaldo Teixeira Brito; do Idoso, Dida Moreira; além da coordenadora da Defesa Civil, Wilma Lúcia; e do Superintendente Municipal de Trânsito e Segurança, David Henrique Garcia.