O auditório do Campus da auditório da Universidade Federal do Tocantins (UFT), está sediando o I Ciclo de Palestras Agropecuárias, que teve abertura oficial na noite de quarta-feira (02/10) e prossegue até sexta-feira (04/10), com a participação de autoridades, produtores rurais, professores e estudantes da área.

Presente à solenidade de abertura, o Chefe de Gabinete da Prefeitura de Gurupi, Gutierres Torquato, que na oportunidade representou o prefeito Laurez Moreira, falou da importância do evento, destacando que o município é polo irradiador de desenvolvimento, com localização estratégica para a logística de escoamento da produção agrícola e pastoril no sul do Estado.

Gutierres enfatizou, ainda, o compromisso do prefeito para com o desenvolviento da região, lembrando que a realização desse evento está sendo apoiada com recursos oriundos de emenda parlamentar da época em que Laurez Moreira era deputado federal.

Já o Secretario Executivo da Secretaria da Agricultura, Ruiter Luiz de Pádua também destacou a importância do evento para a classe produtora da região, tendo feito questão de agradecer o apoio recebido do prefeito Laurez para a consolidação dessa iniciativa que propiciar a capacitação do produtor rural, oportunizando ouvir sugestões e criando novas frentes de emprego e renda.

Nesta quinta-feira, dia 03, as palestras abordarão a temática da Pecuária Leiteira, com destaque para “Metodologia Balde Cheio para o Aumento da Produtividade”. Também haverá palestras sobre “Pastagens irrigadas na produção de leite”, “Importância da sanidade animal para a boa produção de leite”, “Custos de produção em pecuária leiteira” e “Integração lavoura pecuária na bovinocultura de leite”.

Na sexta-feira, dia 04, serão apresentadas diversas palestras, com destaque para “Caso de sucesso no Tocantins de integração lavoura pecuária”. Outros temas que serão abordados nesta data serão: “Utilização de Pastagens Irrigadas na Produção de Bovinos de Corte”, “Importância da Sanidade para a Boa Produção de Carne”, “Reprodução Assistida em Gado de Corte” e “Custos de Produção em Pecuária de Corte”.