A Prefeitura de Gurupi, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, aderiu à campanha mundial Outubro Rosa, que tem como objetivo chamar a atenção para a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama. A Liga Acadêmica de Ginecologia e Obstetrícia (Lago), do Centro Universitário UnirG e Secretaria de Saúde do Estado são parceiras desse evento.

De acordo com o Secretário de Saúde de Gurupi, Diego Agnolin, no período de 07 a 18 de outubro o Caminhão da Saúde estará estacionado na Praça de Santo Antônio, centro da cidade, onde serão disponibilizados exames de mamografia e coleta de citologia cervico vaginal para a prevenção ou tratamento do câncer de colo de útero para mulheres na faixa etária dos 45 aos 69 anos.

Já a coordenadora do Programa Saúde da Mulher, Vanilza Beckman Cardoso, informou que para ter acesso aos exames as mulheres deverão procurar uma Unidade Básica de Saúde, que irá fazer o encaminhamento para o Caminhão da Saúde. Ela explicou que, além dos exames, outras ações devem acontecer durante o Outubro Rosa.

“Buscamos realizar o trabalho de prevenção, oferecendo oportunidades para que nossas mulheres tenham condições de ir ao posto de saúde e encontrar um atendimento de qualidade para prevenir doenças. E esta ação do Outubro Rosa vem complementar e ajudar no trabalho que estamos desenvolvendo em Gurupi”, declarou o prefeito Laurez Moreira, destacando a importância da participação das mulheres gurupienses nesta ação.

Na manhã de segunda (07/10), Gurupi receberá a Unidade móvel Saúde Cidadã, Saúde da Mulher, dentro da programação do Outubro Rosa. A partir das 07 horas, haverá uma passeata de conscientização saindo da frente da Câmara de Vereadores, na Avenida Goiás, seguindo em direção à Praça Santo Antônio, quando será feita a entrega simbólica da Carreta do Outubro Rosa em Gurupi.

O Programa “Saúde Cidadã, Saúde da Mulher” tem por objetivo desenvolver ações que garantam o fornecimento de exames de rastreamento e detecção precoce do câncer para as mulheres, com prioridade entre as faixas etárias de 45 a 69 anos para a mamografia e 25 a 64 anos para o exame de citologia do colo do útero. Cada unidade realiza 50 procedimentos por dia, cada uma. Os resultados dos exames ficam prontos dentro de 3 a 4 dias.

Mais informações na Coordenação Programa Saúde da Mulher pelo telefone: (63) 3315-0092.