Acontece nesta sexta-feira (18/10) o encerramento dos atendimentos da unidade móvel saúde cidadã, saúde da mulher, que está atendendo durante a programação do Outubro Rosa. O encerramento está marcado para às 7h30, no Parque Mutuca, onde a carreta está instalada desde o dia 07 deste mês.

Segundo a coordenadora do Programa de Saúde da Mulher de Gurupi, Vanilza Beckman Cardoso, foram realizados 545 exames de mamografias, 200 ultrassons de mama até esta quinta-feira e também foram feitos 290 cilologias até hoje. “O resultado foi muito satisfatório. Todos os exames foram realizados mediante agendamento. E quem está agendado para esta sexta pode procurar a carreta até às 12 horas, quando encerraremos as atividades”, finalizou Vanilza.

A Prefeitura de Gurupi, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, aderiu à campanha mundial Outubro Rosa, que tem como objetivo chamar a atenção para a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama. A Carreta está preparada para realizar mamografias, ultrassonografias da mama e exames preventivos.

Carreta da Saúde

O Programa “Saúde Cidadã, Saúde da Mulher” tem por objetivo desenvolver ações que garantam o fornecimento de exames de rastreamento e detecção precoce do câncer para as mulheres, com prioridade entre as faixas etárias de 45 a 69 anos para a mamografia e 25 a 64 anos para o exame de citologia do colo do útero. Cada unidade realiza 50 procedimentos por dia, cada uma. Os resultados dos exames ficam prontos dentro de 3 a 4 dias.