Nesta quinta-feira (10/10), marca o Dia Mundial de Saúde Mental. Para comemorar essa data, a Secretaria Municipal de Saúde de Gurupi, por meio do CAPS – Centro de Atenção Psicossocial estará promovendo uma vasta programação. Pela manhã, um grupo de assistidos pelo CAPS esteve visitando o prédio da Secretaria Municipal de Saúde, tendo sido recebido pelo próprio secretário Diego Agnolin. Na oportunidade, em coro, cantaram a música “Maluco Beleza”, de Raul Seixas.

A coordenadora do CAPS de Gurupi, Maria do Carmo Pereira Bezerra, lembra que a Política Nacional de Saúde Mental busca consolidar um modelo de atenção à saúde mental aberto e de base comunitária, garantindo assim, a livre circulação das pessoas com transtornos mentais pelos serviços, comunidade e cidade, e oferece cuidados com base nos recursos que a comunidade oferece.

“A programação especial desenvolvida pelo CAPS de Gurupi prosseguirá durante toda essa semana como forma de facilitar a reinserção dos nossos assistidos no meio da comunidade”, afirmou a coordenadora.

Ao dar as boas vindas à comitiva do CAPS, o secretário Diego Agnolin anunciou que no último dia 7, foi publicada no Diário Oficial da União, a Portaria da Secretaria de Atenção à Saúde, do Ministério da Saúde, que habilita o CAPS de Gurupi a receber recursos para a instalação da sua nova sede e aquisição de equipamentos do órgão, que funcionará no prédio da antiga Vaca Mecânica, na Avenida Bahia.

“Dentro em breve, o CAPS de Gurupi será revigorado, ganhando modernas instalações que nos permitam melhorar ainda mais o atendimento às pessoas com algum tipo de transtorno mental”, afirmou Diego Agnolin.

O CAPS, além de Gurupi, atende pacientes de mais 16 cidades da região sul do Tocantins.