Geral|

Compartilhe:

Localizada na Vila São José, um dos bairros mais populosos de Gurupi, a Escola Municipal José Pereira da Cruz realizou no sábado passado, a vigésima edição do Festival de Poesias da Escola Municipal José Pereira da Cruz, de Gurupi, onde foram apresentados trabalhos literários de alunos do terceiro e nono ano.

De acordo com a professora Maria Helena Bipo de Souza, diretora da escola, esse festival teve por objetivo incentivar os alunos a produzirem textos poéticos, bem como, revelar talentos e incentivar o hábito da leitura.

Para analisar os trabalhos correntes, uma banca de jurados foi composta pelos escritores membros da Academia Gurupiense de Letras, Ana Márcia Barros, Eliosmar Veloso, Zacarias Martins e José Carlos Ribeiro da Silva (que também é presidente da Câmara de Vereadores de Gurupi), além da secretária de Cultura, Zenaide Dias da Costa e da professora Maria do Carmo, coordenadora da Biblioteca daquela escola. O certamente foi dividido em duas categorias: texto e interpretação, tanto para os alunos da primeira fase, quanto para os que estudam a segunda fase do ensino fundamental.

O aluno Elteraynner Nascimento, de nove anos de idade, que cursa o quarto ano, foi o grande vencedor da primeira fase, com a poesia “O Amor”. Ele obteve a primeira colocação tanto na categoria de texto quanto na categoria de interpretação.

As alunas Beatriz da Silva Costa, do quinto ano e Maria Luiz Gonçalves, do quarto ano empataram na segunda colocação.

Com a poesia “A mercê da política”, a aluna do nono ano, Tayná Oliveira Dias”, abocanhou a primeira colocação nas categorias texto e interpretação, para os alunos da segunda fase do ensino fundamental. Já o aluno Israel, também do nono ano, ficou com a segunda colocação com a poesia “Jovens”, enquanto que a poesia “Mulher brasileira”, de autoria de Matheus de Souza Vieira, interpretada por Carlos Eduardo, ficou com a terceira colocação.

Idealizado pela professora e poetisa Maria José Alves Pereira – a professora Zuzu, o Festival de Poesias da Escola Municipal José Pereira da Cruz chega a sua 20° edição colhendo bons frutos. Para marcar essa data o escritor e editor Eliosmar Veloso comunicou à escola que pretende patrocinar um livro contendo os trabalhos vencedores em todas as edições desse festival. “É um trabalho louvável, esse festival, por isso, precisamos registrar, de forma destacada, os trabalhos vencedores dos alunos que ao longo desses anos participaram desse importante evento literário”, afirmou Veloso.

Comments are closed.

Close Search Window