Produtores rurais de Gurupi e da região Sul do Estado receberão nesta sexta-feira (08/11) as máquinas e implementos agrícolas que serão distribuídos pelo Governo do Tocantins para o plantio da safra 2013/14. Esta será a primeira entrega e acontecerá no Parque de Exposição Antônio Lisboa da Cruz, a partir das 16 horas, com a presença do prefeito de Gurupi, Laurez Moreira, e várias autoridades.

Na ocasião, serão entregues 17 kits, cada um composto por: um trator agrícola traçado, uma grade aradora, uma distribuidora de calcário de arrastro e uma plantadora/adubadora. Os kits serão distribuídos aos municípios de Aliança do Tocantins, Alvorada, Araguaçu, Cariri do Tocantins, Crixás do Tocantins, Dueré, Figueirópolis, Formoso do Araguaia, Jaú do Tocantins, Palmeirópolis, Peixe, Sandolândia, São Salvador, São Valério da Natividade, Sucupira e Talismã, além de Gurupi.

Cerca de 20 mil famílias de pequenos agricultores tocantinenses poderão utilizar as máquinas e implementos adquiridos pelo governo do Estado já para o plantio da safra 2013/14, que serão entregues ainda neste mês de novembro, a cada um dos 139 municípios do Tocantins. O pequeno agricultor será o grande beneficiado com a entrega dessas máquinas e implementos, fundamentais para o trabalho de melhoraria na qualidade do solo, possibilitando o aumento de lucros e qualidade de vida.

A entrega das máquinas faz parte do Programa Estadual Pró-Município, que irá investir cerca de R$ 430 milhões em ações que beneficiem os 139 municípios. A aquisição e a entrega das máquinas são realizadas pela Secretária de Estado da Agricultura e Pecuária (Seagro) e fazem parte de um pacote de ações voltadas para o fortalecimento da agricultura familiar tocantinense, denominado Terra Forte.

(Com informações de Valmir Araújo/Ascom Seagro)