Gurupi recebe nesta sexta-feira (13/12) o espetáculo “A Cantora Careca”, que será encenada pelo Grupo Motirõ, de teatro, a partir das 19h30, no auditório do Instituto Federal do Tocantins (IFTO). A entrada custa um preço simbólico de R$ 5,00 para a manutenção do espetáculo e a classificação Livre.

A peça tem apoio da Prefeitura de Gurupi, por meio da Secretaria Municipal de Cultura. E de acordo com o diretor, Fernando França, a peça irá percorrer três estados, Tocantins, Goiás e Pará. “Nosso trabalho visa mostrar para população o nosso produto, para que a comunidade possa valorizar o que é produzido aqui. Temos o apoio da Prefeitura e também da iniciativa privada e queremos aproveitar este espaço para mostrar o talento dos artistas gurupienses”, afirmou França.

“A apresentação deste espetáculo teatral faz parte das diversas ações de política cultural que implementamos desde o início deste ano, apoiando a classe artística de um modo geral e fomentando o fazer cultural de nossa cidade”, declarou a secretária de Cultura, Zenaide Dias da Costa.

A Cantora Careca – Eugene Ionesco

“Anticomédia em um ato, assim definida pelo autor Eugene Ionesco. A peça é caracterizada pelo surrealismo verbal, dentro de um cotidiano de burguesia em decadência na Inglaterra. É um teatro onde o figurino, elementos cênicos e as nuanças nas interpretações são ainda mais importantes do que o próprio texto.

A obra procura ilustrar o absurdo da existência humana de forma cômica, assim como o distanciamento e a frieza na comunicação entre as pessoas, observado no diálogo nonsense entre os personagens. A comicidade, baseada mais no absurdo do que no significado, é uma constante do teatro de Ionesco.

A história se passa no interior da Inglaterra e mostra o cotidiano de dois casais, as Smith e os Martim, e da empregada Mary. Entre conversas banais e com pouco sentido até palavras desarticuladas que se limitam a sons e um crescente clima de violência, a peça se desenvolve.”

Ficha Técnica Grupo Motirõ

Direção e Concepção: Fernando França

Elenco: Adriana Mendonça, Graziele Felipe, Roberto Carlos Barbosa, Leonardo Alves, Juciely Matias

Sonoplastia: Ivano fontes