O prefeito de Gurupi, Laurez Moreira (PSB), recepcionou na tarde desta terça-feira (14), o ministro dos Transportes César Borges, que veio à cidade, juntamente, com técnicos do Ministério do Planejamento para vistoriar as obras de construção do Ferrovia Norte/Sul e do Pátio Multimodal.

Questionado se o cronograma das obras está a contento, o ministro disse que por conta da importância do empreendimento para a economia nacional, o governo está trabalhando firme para a sua conclusão. “Estamos verificando todos os problemas existentes e os remanescentes, bem como, trabalhando de forma acelerada para que as obras complementares de drenagem, de tratamento ambiental e construção de taludes sejam feitas o mais rapidamente possível.”, afirmou o ministro.

Sobre a conclusão dos trabalhos, o ministro disse acreditar que até março deste ano seja esteja em funcionamento o trecho da ferrovia entre Palmas até Anápolis.

“A ferrovia vai funcionar a contento para atender a todo pais, principalmente, abrindo novas oportunidades para o escoamento das cargas que seguem para o Centro-Oeste e que crescem de forma acelerada, facilitando assim, para que cheguem ao porto de Itaqui, no Maranhão e também nos portos de Santos (SP) e de Paranaguá (PR).

Para o prefeito Laurez Moreira, a vinda do ministro à Gurupi e sua comitiva, é a certeza de que a conclusão da Ferrovia Norte/Sul está chegando ao fim. “O ministro fez um compromisso com a empreiteira para que até o mês de março a obra esteja concluída. Estamos muito felizes com essa boa notícia”, comemorou o prefeito.

Ao ser questionado pelos profissionais da imprensa sobre o projeto de duplicação da BR-153, que prevê um desvio no perímetro urbano que corta a cidade, onde um grupo de empresários locais defendem a manutenção do traçado original, Laurez externou sua preocupação em buscar mecanismos que possibilitem propiciar condições para que Gurupi possa crescer. O prefeito entende que a rodovia duplicada trará benefícios para a cidade e todos seus habitantes. “Entreguei a reivindicação dos empresários gurupienses ao ministro dos Transportes. Ele disse que irá se reunir com os técnicos da Empresa Brasileira de Logística para que analisem e apresentem um parecer sobre o assunto”, finalizou o prefeito.

Zacarias Martins/Secom