A Prefeitura de Gurupi, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social está convocando 648 famílias cadastradas no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico), para atualizarem seus dados e assim terem direitos aos benefícios sociais.

De acordo com Edinho Fernandes, Gerente de Assistência Social da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, o CadÚnico funciona como um instrumento de identificação e caracterização socioeconômica das famílias brasileiras de baixa renda. É utilizado, obrigatoriamente, para a seleção de beneficiários e para integração de programas sociais do governo federal.

O chamamento para o recadastramento é daquelas famílias que passaram muito tempo sem atualizar seus dados, algumas, de acordo com Edinho Fernandes, não se recadastram há mais de quatro anos. Nesse caso específico, Edinho Fernandes explica que o recadastramento é para as famílias com renda superior a meio salário mínimo, incluídas no CadÚnico, desde que sua inclusão esteja vinculada à seleção ou ao acompanhamento de programas sociais implementados pela União, estados ou municípios.

O Gerente de Assistência Social destaca ainda que embora essas 648 famílias com risco de exclusão do Cadastro Único não façam parte do Programa Bolsa Família, elas devem ser localizadas para realizar a atualização cadastral, pois podem ter o perfil para acessar esse programa ou outros que utilizam o Cadastro Único como instrumento de seleção de seus benefícios. Atualmente, 16 programas usam o dados do CadÚnico, como Minha Casa, Minha Vida, a Tarifa Social de Energia Elétrica, a Política de Cisternas, entre outros.

O recadastramento está sendo realizado em horário comercial, de segunda à seta-feira, na Secretária de Desenvolvimento Social, que fica localizada no prédio da Prefeitura de Gurupi. Para mais informações, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social disponibilizou o telefone 3315-0037.

Zacarias Martins/Secom