Geral|

Compartilhe:

Sob a coordenação da Prefeitura de Gurupi, por meio da Secretaria Municipal de Produção e Cooperativismo, aconteceu na tarde desta quinta-feira, o 1° Encontro de Piscicultores da Região Sul do Tocantins. O evento foi realizado no auditório do IFTO e contou com a presença de piscicultores de vários municípios do sul tocantinense.

O secretário municipal de Produção e Cooperativismo de Gurupi, Pedro Dias, destacou a importância da realização desse evento para o fortalecimento da atividade na região. Na oportunidade, o secretário também informou que dentro de pouco tempo, Gurupi vai contar com um abatedouro de pescado, que será instalado numa área no Parque Agroindustrial de Gurupi.

O chefe de gabinete da Prefeitura de Gurupi, Gutierres Torquato, representou o prefeito Laurez Moreira, que se encontra em Brasília cumprindo uma agenda de trabalho no Congresso Nacional e em alguns ministérios tratando de interesses do município.

Prestigiando o acontecimento, o superintendente Regional de Pesca e Aquicultura do Ministério da Pesca, Guilherme Vaz Burs disse que a atividade de piscicultura vem se desenvolvendo com coerência e em etapas, o que lhe tem propiciado resultados muito positivos ao longo dos anos. Ele ainda destacou que tanto o Banco do Brasil quanto o Banco da Amazônia disponibiliza aos piscicultores uma linha de crédito especial,com juros baixos, para investimento no setor.

O 1° Encontro de Piscicultores da Região Sul do Tocantins contou com palestra do engenheiro agrônomo Manoel Xavier Filho, da Embrapa Pesca e Aquicultura, que discorreu sobre piscicultura e sustentabilidade no Tocantins, com ênfase para Gurupi e região geoeconômica. Em outra palestra, o engenheiro agrônomo Roberto Jorge Sayum, da Secretaria de Agricultura de Palmas, falou sobre Viabilidade econômica e cooperativismo. Já a engenheira de pesca do Ruraltins, Valéria Maria de Melo Lima, discorreu sobre beneficiamento e industrialização de pescado, engenheiro agrônomo do Naturatins, Gilberto Iris de Souza tratou da temática sobre legislação ambiental para uma piscicultura sustentável.

PARCEIROS

Para a realização do 1° Encontro de Piscicultores da Região Sul do Tocantins, a Secretaria Municipal de Produção e Cooperativismo de Gurupi contou com a parceria do Ministério da Pesca e Aquicultura, Naturaltins, Ruraltins, Embrapa, empresa Saborelle, Eco Fish, IFTO e Associação dos Piscicultores da Região Sul do Tocantins.

Zacarias Martins/Secom

Comments are closed.

Close Search Window