Nesta Sexta-feira (21/02), a Secretaria Municipal de Saúde de Gurupi estará capacitando as equipes que integram o Programa Saúde da Família, quanto a introdução da vacina quadrivalente contra HPV. A capacitação acontece no plenário da Câmara Municipal de Gurupi, no período das 07:30 as 11:30 horas.

“Considerando que a infecção por vírus HPV é condição necessária para o câncer de colo de útero, a vacinação para prevenção do HPV representa potencial para reduzir a doença e lesões malignas e da mortalidade por essa enfermidade.”, afirmou a Érica Weber Vieira, enfermeira responsável pelo Setor de Imanização da Secretaria de Saúde.

O Ministério da Saúde adotou a vacina quadrivalente contra HPV que confere proteção contra HPV de baixo risco e de alto risco. Essa vacina previne infecções pelos tipos virais presentes na vacina e, consequentemente, o câncer do colo do útero e reduz a carga da doença. Tem maior evidência de proteção e indicação para pessoas que nunca tiveram contato com o vírus.

Em Gurupi, a meta é vacinar 80% da população alvo que são as adolescentes do sexo feminino que tem entre 11 e 13 anos em 2014, o que representa um total de 2.086 adolescentes.

A vacinação ocorrerá nas Escolas do município, por meio das Equipes de Saúde, e se iniciará em 10 de março, com de agendamento prévio com a escola. Também será disponibilizada em todas as salas de vacina do município, para a população da faixa etária.

Mais informações pelo telefone: (63) 3315-0088 com Érica Weber.

Zacarias Martins/Secom