Um grupo composto por seis servidores da Secretaria Municipal de Infraestrutura de Gurupi estão recebendo capacitação para atuarem como bombeiros de aeródromo. Integram esse grupo, Eliana Nunes e Judite Pereira, que são as primeiras bombeiros de aeródromo da região sul do Tocantins.

De acordo com o coordenador do Aeroporto de Gurupi, Darcy Fonseca, a capacitação visa formar profissionais que irão atuar em aeroportos regionais e, dessa forma, mitigar os atuais déficits de contingente operacional das seções de contra incêndio, a fim de que esses aeródromos possam cumprir os requisitos regulatórios da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC)

O coordenador também explicou que além de aperfeiçoar os procedimentos técnicos de combate a incêndio e salvamento, o treinamento mantém os bombeiros atualizados quanto aos serviços de salvamento e combate a incêndios, conforme a Resolução 297, da ANAC.

O curso tem duração de 60 dias, sendo que a primeira fase já foi realizada em Gurupi, por meio de aulas online. Já a segunda fase está prevista para iniciar no dia 17 de março, em Campo Grande (MT), com aulas práticas e teóricas, encerrando-se no dia 11 de abril, quando ocorrerá a solenidade de formatura.

Zacarias Martins/Secom