Numa iniciativa da Secretaria Municipal de Produção e Cooperativismo de Gurupi, o médico veterinário da Secretaria Estadual de Agricultura e Pecuária (Seagro), Dilmar de Lima Júnior, prestou orientações a produtores rurais de Gurupi e região, na tarde desta terça-feira (25), sobre a implantação do SIM – Serviço de Inspeção Municipal.

Lima Júnior esclareceu aos presentes que o SIM emite certificado de qualidade a empresas e empreendedores que se adequaram às exigências sanitárias vigentes em legislação específica e que também possuem qualidade e higiene em seu processo de produção.

O serviço prevê o controle da qualidade dos produtos de origem animal, como embutidos cárneos, queijo, ovos, mel e doces, monitorando e inspecionando a sanidade do rebanho, o local e a higiene da industrialização, certificando com selo de garantia todos estes produtos. Ao mesmo tempo, incentiva as pequenas empresas e empreendedores a saírem da clandestinidade, transformando-os em empresários da área urbana e rural, oferecendo aos consumidores alimentos com qualidade e segurança garantida.

O secretário de Produção e Cooperativismo de Gurupi, Pedro Dias, destaca que a criação do SIM para atender Gurupi e municípios circunvizinhos vem da necessidade de assegurar ao consumidor de produtos artesanais uma garantia de que aquele produto foi produzido dentro de normas higiênico-sanitárias satisfatórias. “Muitos produtos são comercializados, sem nenhum tipo de controle, o que colocava a saúde dos seus consumidores em risco devido ao grande número de enfermidades que podem ser transmitidas por alimentos produzidos sem os devidos cuidados higiênico-sanitários”, finalizou Pedro Dias.

Zacarias Martins/Secom