Na manhã desta sexta-feira (28), o prefeito de Gurupi, Laurez Moreira se mostrou otimista em relação ao CarnaGurupi 2014 que começa logo mais à noite.

“A expectativa é das melhores. A rede hoteleira está com sua ocupação acima dos 80% e só existem algumas vagas nos hotéis mais distantes do centro da cidade”, afirmou o prefeito, ressaltando que os cinco dias de folia vão movimentar, também, vários setores da economia, gerando novas frentes de emprego e renda para Capital da Amizade.

ESTRUTURA

Para receber bem e com segurança o folião que vier brincar o carnaval de Gurupi, a Prefeitura disponibiliza o Corredor da Folia, na Avenida Goiás, no perímetro compreendido que vai da Rua 06 à Rua10, no centro da cidade.

Operários da Secretaria Municipal de Infraestrura estão trabalhando de dia e de noite para deixar tudo preparado para o folião se divertir com tranquilidade. O Parque Mutuca, principal cartão postal da cidade, passou por revitalização. Ganhou pintura, limpeza especial, capina, grama aparada, manutenção na iluminação pública, pintura de meio fios operação tapa buracos e outros benefícios que se estenderam ao longo da Avenida Beira Rio

Na coordenação dos trabalhos está a secretária de Cultura Zenaide Dias da Costa. Ela informa que a estrutura do CarnaGurupi 2014, montado no Corredor da Folia e nas ruas ali próximas, conta com arquibancada com capacidade para duas mil pessoas; camarotes para 300 pessoas, sendo 10 pessoas por camarote. Foram disponibilizados 60 banheiros químicos, sendo que 12 são exclusivos para portadores de necessidades especiais; além de 30 tendas 12 x 12 e animação do Trio Nasa.

Já o superintendente Municipal de Trânsito e Segurança, David Henrique Garcia, explicou que durante os cinco dias de folia, o trânsito na Rua 5 com Av. Goiás, nas Ruas 6, 7, 8 , e 9 com Av. Pará e Maranhão; além da Rua 10 com Av. Goiás ficará liberado apenas para os foliões e trios elétricos.

“Nestes trechos o trânsito de outros veículos não será permitido. Ao todo serão 25 fiscais de trânsito que estarão nesses locais para orientar e fiscalizar o fluxo de pessoas e de veículos, garantindo assim a segurança no trânsito durante o CarnaGurupi 2014“, afirmou o superintendente, ressaltando que neste ano, foi feita uma parceria com o Detran-TO, para a realização de blitzes em vários locais da cidade, conscientizando os condutores de veículos para não dirigirem se tiverem ingerido bebidas alcoólicas, evitando-se, assim, a ocorrência de acidentes de trânsito.

PROGRAMAÇÃO PARA HOJE

Às 17 horas desta sexta-feira acontece a Blitz Educativa com o bloco da Secretaria Municipal de Saúde, saindo da sede da Secretaria, indo até a Rua 09, onde está montado o Stand da Saúde. Outra Blitz acontece paralelamente, com as equipes da Superintendência Municipal de Trânsito e Segurança e do Detran-Tocantins. À noite, acontece a apresentação dos blocos a partir das 21 horas. Depois tem show com a Banda Kaurto de Empregada. E fechando a programação da primeira noite do CarnaGurupi2014, acontece o show de Chico Chokolate e sua banda. Já amanhã, às 21 horas, o prefeito Laurez Moreira entregará, simbolicamente, a chave da cidade ao Rei Mono e a Rainha do CarnaGurupi 2014, no Camarote Oficial da Prefeitura.

Zacarias Martins/Secom