Aconteceu na manhã dessa terça- feira (25) na Câmara de Vereadores de Gurupi uma sessão parlamentar com a presença do superintendente municipal de Trânsito e Segurança David Henrique Garcia. Questionado pelos parlamentares sobre a implantação dos redutores de velocidade no município ele esclareceu que assim que os material necessário para o início do serviço chegou vieram as chuvas e o trabalho teve de ser suspenso Segundo ele os trechos próximos das escolas terão total prioridade no momento de realização desses serviços.

Estacionamento rotativo

Na ocasião o superintendente disse que o Governo Municipal está elaborando a implantação do estacionamento rotativo em Gurupi. Segundo ele o projeto foi enviado à Procuradoria do município para somente depois ser implantado. Disse ainda que uma vez o projeto aprovado a Superintendência Municipal de Trânsito irá expor a ideia para as empresas do município.

O superintendente diz que o sistema rotativo é interessante principalmente pelo monitoramento constante dessas vagas. “Isso traz segurança tanto para o usuário como para o comércio em si”, diz ele. Ele diz ainda que com esse sistema o condutor pagará somente pelo serviço que usa: “Se o motorista ficar um ou dois minutos é aquilo que ele vai pagar”, afirma David Henrique Garcia.

Jardel Silva Anunciação é vendedor e precisa estacionar o carro todos os dias no centro da cidade. Ele diz estar ansioso para ver o estacionamento rotativo funcionando. “Somente assim vamos ter segurança ao estacionarmos”, resume ele. Marielda Alves Costa já teve o vidro do seu carro quebrado por vândalos que levaram a sua bolsa que estava dentro do veículo. “O sistema rotativo vai ser uma coisa maravilhosa para acabar com esse tipo de coisa”, afirma a dona de casa.

Segundo Cabo Carlos (PT) presidente da Câmara de Vereadores, o trânsito só irá mudar quando o cidadão mudar. Disse ainda que esse tipo de comportamento precisa começar pelas autoridades. “Nós temos que dar exemplo”, afirmou o vereador.

Trânsito para as crianças

David Henrique Garcia falou da importante parceria que existe entre a SMTS e a Polícia Militar em blitz nas ruas da cidade. “Não importa se a cidade é grande ou pequena o importante é que as leis de trânsito sejam respeitadas”, ressaltou ele. Na oportunidade o superintendente elogiou a postura dos fiscais de trânsito que tem despertado a atenção de condutores em especial das crianças. “Isso é importante para que os pequenos cresçam conscientes do que é certo e errado uma vez que eles são os condutores de amanhã”, lembrou David.

Ele disse ainda que a SMTS está à disposição das escolas que quiserem solicitar palestras de orientação no trânsito para seus alunos. David Henrique Garcia afirmou que será aberto em breve um edital do concurso para agentes municipal de trânsito. Segundo ele, o prazo de abertura desse edital ainda não foi definido.