Bastante concorrida pela classe política do estado a 8ª edição do Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor (PSPE) realizada na noite desta quinta-feira(27), no Crystal Hall, em Palmas, reuniu prefeitos, secretários, deputados estaduais e federais. O Governo do Estado foi representado pelo vice-governador João Oliveira.

Na abertura do evento que contou com requinte e organização foi apresentado o vídeo “Cidades”, com uma mensagem motivadora e reflexiva sobre o potencial do local em que vivemos.

Na sequencia o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae, Roberto Magno Martins Pires, disse que o prêmio é um reconhecimento aos gestores públicos que de forma empreendedora promovem melhorias aos seus municípios. “Reconhecer projetos que beneficiam de forma sustentável os municípios faz do Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor uma importante ação em prol do desenvolvimento socioeconômico de nosso Estado”, destacou Pires.

O objetivo do premio é reconhecer projetos de estímulo ao desenvolvimento de pequenos negócios e à modernização da gestão pública, contribuindo de forma efetiva para o desenvolvimento econômico e social do município.

Na etapa estadual, 42 projetos foram inscritos, onde 35 foram habilitados a concorrer ao prêmio em seis categorias: Melhor Projeto Estadual, Lei Geral Implementada, Compras Governamentais, Desburocratização, Pequenos Negócios no Campo e Novos Projetos. Cada município poderia inscrever até dois projetos, desde que em categorias diferentes.

Todos os projetos foram analisados por uma banca julgadora formada por representantes do Tribunal de Contas do Estado (TCE), OAB, Conselho Regional de Contabilidade (CRC) e Corecon. O Prêmio é uma oportunidade dos municípios de mostrar suas gestões públicas que, comprometidas com suas necessidades, tem buscado inovar e aplicar os recursos da melhor maneira possível.

A cidade de Gurupi venceu na categoria Novos Projetos com o projeto – Criação do Sistema Municipal de Ciência, Tecnologia, Inovação e Empreendedorismo como estratégia indutora do desenvolvimento econômico e social no âmbito local-Regional do sul do Estado do Tocantins, apoiando a consolidação das incubadoras de base biotecnológicas. Projetos.

Para o Prefeito Laurez Moreira o prêmio Empreendedor do ano é o reconhecimento ao trabalho serio de políticas públicas já desenvolvidas no município. “Estamos felizes com mais esta conquista, e o prêmio é o reconhecimento da nossa gestão, afinal estamos implantando uma nova forma de administrar o bem público, tudo está sendo feito com responsabilidade e pensando no cidadão gurupiense de hoje e do futuro”. Ressaltou o prefeito.

A delegação gurupiense, presente ao evento contou com as presenças do Reitor da Unirg Alexandre Dias, Victor de Oliveira, vice Reitor da Unirg, Pedro Dias secretário de Produção e Desenvolvimento, Núbio Brito secretário de Comunicação, Augusto Resende, professor da Unirg, Eduardo Lemus, diretor da UFT/Gurupi, o empresário Rui Moreira e a esposa Minerva Moreira.

Prêmio

Realizado a cada dois anos, o Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor (PSPE) é um reconhecimento estadual e nacional dos melhores projetos municipais que fomentam o empreendedorismo e o desenvolvimento regional através de políticas públicas voltadas as micro e pequenas empresas.Com a premiação, o Sebrae visa estimula a inclusão do empreendedorismo na agenda da gestão municipal, através do reconhecimento da capacidade administrativa dos gestores que elaboraram os melhores projetos e implantaram ações em favor do desenvolvimento das MPE”s em seus municípios.

Municípios com projetos finalistas por categoria

Aliança do Tocantins (Novos Projetos), Caseara (Novos Projetos), Porto Nacional (Novos Projetos), Palmas (Novos Projetos e Desburocratização), Araguaçu (Lei Geral), Colinas (Melhor Projeto), Sampaio (Novos Projetos), Paraiso(Novos Projetos), Araguaina (Melhor Projeto e Desburocratização), Conceição(Novos Projetos), Santa Terezinha ( Pequenos Negócios no Campo e Melhor Projeto), Pequizeiro (Novos Projetos), Formoso (Novos Projetos), Couto Magalhães (Pequenos Negócios no Campo), São Valério (Pequenos Negócios no Campo), Carrasco Bonito (Compras Governamentais), Arraias (Pequenos Negócios no Campo), Fiqueirópolis (Melhor Projeto), Xambioá (Novos Projetos), Peixe (Novos Projetos), Augustinópolis (Compras Governamentais), Guaraí (Lei Geral Implementada), Santa Rosa (Pequenos Negócios no Campo), Miracema (Pequenos Negócios no Campo), Babaçulandia (équenos Negócios no Campo), Gurupi (Novos Projetos), Juarina (Lei Geral Implementada), Cariri (Novos Projetos), Abreulandia (Novos Projetos), Nazaré(Compras Governamentais), Colméia (Pequenos Negócios no Campo), Buriti (Pequenos Negócios no Campo), Miranorte (Compras Governamentais), Novo Acordo (Lei Geral Implementada).
Os finalistas receberam certificado e os vencedores de cada categoria receberam troféu, e a oportunidade de representar o Estado na disputa nacional que acontece no mês de abril.