Promover no ambiente do trabalho a relação interpessoal, o gerenciamento de estresse e a qualidade de vida da saúde do servidor público municipal, por meio de atividades de lazer e educativas com ações lúdicas, alongamento, dinâmicas e mini palestras. Este é o principal objetivo do Projeto de Ginástica Laboral para Servidores Públicos, que iniciará na próxima segunda-feira (31/03), no prédio da Prefeitura de Gurupi.

O projeto é uma iniciativa das Secretarias Municipal de Comunicação e de Esporte e Juventude, visando integrar os servidores e proporcionar um momento de qualidade de vida no trabalho. As atividades acontecerão toda segunda e sexta-feira, às 8 horas, no pátio gramado na nova sede da Prefeitura.

A ginástica laboral é uma série de exercícios físicos realizados no ambiente de trabalho, no horário de trabalho, com o objetivo de melhorar a saúde, evitar lesões dos funcionários por esforço repetitivo e algumas doenças ocupacionais, é composta por exercícios físicos, alongamentos, relaxamento muscular e flexibilidade das articulações, e é uma prática coletiva, promovendo a descontração e interação entre os colegas de trabalho. Além disso, ela age psicologicamente, ajudando a aumentar o poder de concentração e motivando-os em sua auto-estima.

“Por tanto, buscando promover o bem-estar do servidor público municipal, a Prefeitura Municipal de Gurupi, por meio da Secretaria da Juventude e Esporte, estará desenvolvendo o projeto que acontecerá duas vezes por semana com duração de 12 a 15 minutos, onde serão oferecidas realizadas atividades que proporcionem interação, Gerenciamento de estresse, atividade física, relacionamento interpessoal, atitudes preventivas e postura pessoal empresarial”, afirmou a gerente de Esporte, Rai Obeid.

O projeto também proporcionar a prevenção de doenças do trabalho; promove o combate e prevenção das doenças profissionais; promove o combate e prevenção do sedentarismo, estresse, depressão, ansiedade, etc; melhora da flexibilidade, força, coordenação, ritmo, agilidade e a resistência, promovendo uma maior mobilidade e melhor postura; promove a sensação de disposição e bem estar para a jornada de trabalho; reduz a sensação de fadiga no final da jornada; melhora da auto-estima e da auto-imagem; combate as tensões emocionais; entre outros.

“Com esta iniciativa estamos também buscando maior integração entre os servidores, que estão no mesmo espaço físico e, alguns, se conhecendo agora. A ideal é fazer da ginástica laboral um momento de descontração, lazer e de entrosamento”, afirmou o secretário de Comunicação, Núbio Brito.