Numa iniciativa da Prefeitura de Gurupi, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, foi realizado na tarde de quinta-feira (10/04), o 1° Seminário Sul-Tocantinense de Gestão Cultural, na Unidade de Lazer dos Servidores Públicos de Gurupi (Uniclube).

O evento que contou com a participação de representantes culturais de Gurupi, Aliança do Tocantins, São Valério da Natividade, Figueirópolis e Cariri do Tocantins, teve por objetivo impulsionar os gestores culturais da região Sul do Tocantins a uma ação conjunta para o desenvolvimento regional por meio da cultura.

Na ocasião, os gestores culturais tiveram a oportunidade de debater com mais profundidade sobre as questões ligadas à gestão de Cultura para a construção coletiva e o fortalecimento da economia criativa como instrumento de geração de divisas.

A vice-presidente do Conselho Estadual de Cultura, Luara Aquino Ramos, que ministrou a palestra “Proposta de Atuação para o Agente Cultural, considerou o seminário muito positivo e parabenizou a professora Zenaide Dias da Costa, Secretária de Cultura de Gurupi, pela iniciativa, bem como, a sua equipe que, segundo ela, demonstrou muita unidade, comprometimento.

“Desejo que as sementes plantadas com intenção de progredir com os rumos culturais para a região se estenda e avance com mais ações como esta”, afirmou Luara.

Já o músico Jota Bulhões, diretor de Cultura do Estado do Tocantins, se disse encantado com a realização do evento e até defendeu que, num futuro próximo, seja criada uma Diretoria Regional de Cultura em Gurupi, para fomentar mais ainda as atividades culturais na região.

O seminário também foi prestigiado pelo ex-secretário de Educação e Cultura do Tocantins, professor Danilo de Melo Souza que discorreu sobre a gestão cultural como uma construção coletiva.

A Secretária de Cultura de Gurupi, professora Zenaide Dias da Costa destacou o empenho da administração do prefeito Laurez Moreira na busca de mecanismos que possibilitem o fomento da atividade cultural e o valorização do artista local. “Estamos todos unidos, determinados em alavancar a cultural gurupiense, pois em nossa cidade contamos com grandes talentos culturais nas diversas áreas artísticas”, afirmou Zenaide.

O1° Seminário Sul-Tocantinense de Gestão Cultural contou com a apresentação da Banda de Música Municipal Cinei Santos Miranda, além da apresentação da Camerata de Cordas Allegrum, de Aliança do Tocantins, sob a regência do maestro Jonathas Araújo. Teve ainda exposição de artesanato, com trabalhos dos artistas da Associação dos Artesãos e de alunos da Apae.

Finalizando a programação do evento, os presentes foram brindados com apresentações musicais com os cantores Silon Santos, Jota Bulhões e Rafael Barbosa.

Zacarias Martins/Secom