O governo do Estado está mudando a realidade da infraestrutura viária dentro das cidades tocantinenses. Ao todo, por meio do programa Pró-Município, serão executados serviços de conservação e manutenção de pavimento em cerca de 5 milhões de m² de asfalto em ruas e avenidas nos municípios do Tocantins. Nesta quarta-feira, 16, o governador Sandoval Cardoso assinou ordem de serviço para início do programa em Gurupi, região Sul do Estado, beneficiando diretamente quase 80 mil pessoas.

Marcelo Mendonça se mudou para Gurupi há quatro anos e instalou um comércio na cidade. Segundo ele, todo benefício é bem vindo e “o olhar do governo do Estado para o município irá beneficiar diretamente a população”. “É um programa bem vindo e muito esperado, pois a gente já paga imposto na esperança do retorno em prestação de serviços, melhorias para o local em que vivemos. Essa parceria é tudo, e vai ajudar a prefeitura permitindo aos prefeitos investir em obras para outros setores da comunidade”, completou.

A aposentada Joana dos Santos Gomes vive na cidade há mais de 22 anos, e disse que Gurupi estava precisando muito da ajuda, pois os buracos prejudicam o transporte das pessoas e ainda é causa de muitos acidentes. “Sabemos que é um trabalho que precisa ser feito constantemente, pois tapa hoje, amanhã, com as chuvas, já aparecem mais. É um trabalho árduo e necessário, mas é muito caro para o município, por isso esse programa é um presente para nós moradores”, explicou.

Para o feirante Bonifácio Varanda Cardoso, os buracos nunca acabam, pois o trânsito pesado e as chuvas prejudicam e desgastam o pavimento. “Tenho meu quiosque há mais de 14 anos, aqui na feira livre, e pela primeira vez estou vendo um programa como este vindo do Estado, pois só para a prefeitura é muito difícil, é um serviço caro. A comunidade está feliz por ver chegar esses benefícios para Gurupi”, revelou.

O programa

O secretário da Infraestrutura e presidente da Agência de Máquinas e Transportes (Agetrans), Kaká Nogueira, explicou que para execução do programa serão 25 frentes de trabalhos, atuando de forma simultânea. “Além da reconstrução das vias, estamos gerando emprego nas cidades. Com o Pró-Município, o governo do Estado está proporcionando mais dignidade para os tocantinenses”, destacou.

Para a execução dos serviços de recuperação das ruas e avenidas dos municípios são previstos investimentos em torno dos R$ 78 milhões e a geração de mais de três mil empregos diretos. Com o programa, o Estado busca garantir um tráfego mais seguro e economia para a população.

Lenna Borges/ Seinfra-Agetrans