Geral|

Compartilhe:

Está sendo realizada em Gurupi mais uma edição do Programa Saúde na Escola. A iniciativa está sendo colocada em prática graças a uma parceria das secretárias de Educação e de Saúde de Gurupi com o Ministério da Saúde e acontece anualmente em todo o Brasil. O tema escolhido para as ações em 2014 é “Cultura de Paz”.

Segundo a coordenadora de Programas Especiais do município, Talyta Borges, os assuntos abordados são: combate à violência no âmbito escolar, bullyng, além de trabalhar a relação familiar desses alunos. “Eles recebem ainda orientações sobre gravidez na adolescência, sexualidade dentre outros”, disse ela.

Durante a programação, os alunos receberão ainda palestras sobre cultura e Paz, orientações sobre saúde bucal além de participarem de atividades físicas e de lazer. Serão avaliadas ainda o estado nutricional e antropométrico desses alunos. Os trabalhos serão oferecidos por alunos do cursos de enfermagem e psicologia do Centro Universitário Unirg.

Ainda de acordo Talyta Borges, as escolas que recebem o Programa Saúde na Escola em Gurupi são aquelas com algum registro de violência entre os alunos e as que possuem um número significativo de crianças com dificuldade financeira e no ambiente familiar.

José Eduardo Miquelim, diretor da Escola Municipal Ulysses Guimarães aprova o Programa Saúde nas Escolas. Segundo ele é notável nos alunos a necessidade de um atendimento especial. “A gente sabe que a criança com uma qualidade de vida melhor terá um rendimento diferenciado em sala de aula”, diz ele.

O Programa Saúde na Escola teve início no dia 07 de abril e segue até o dia 18. As escolas do município contempladas com as ações são: Ulysses Guimarães (Parque das Acácias), Domingos Barreira de Amorim (Jardim dos Buritis), José Pereira da Cruz (Jardim Sevilha), Agripino de Souza Galvão(Bela Vista) e Creche Maria Madalena (Setor Central). As Unidades Básicas de Saúde do Parque das Acácias, Pedroso, São José, Bela Vista e Unirg são parceiras do programa. Segundo Talyta Borges, o Programa Saúde na Escola pretende atender diretamente 2.000 alunos além dos familiares destas.

Comments are closed.

Close Search Window