Em relação às mortes de macacos ocorrida no Assentamento Vale Verde, a Secretaria Municipal de Saúde de Gurupi esclarece que:

1) As mortes de macacos, em sua imensa maioria, não têm como causa a febre amarela, mesmo assim, em todas as situações são desencadeadas medidas de proteção da população residente nas localidades afetadas, em especial, a vacinação da população não vacinada nos últimos dez anos.

2) Quando há ocorrência de mortes de macacos é denominada epizootia.

3) As epizootias, quando ocorrem são notificadas pelas Secretarias Municipais e Estaduais de Saúde, para possibilitar a adoção de medidas preventivas para a ocorrência da doença e de surtos na população.

4) A morte de macacos e as epizootias ocorrem regularmente no ambiente silvestre e, não existem medidas efetivas de controle destas populações.

5) O último registro de febre amarela urbana no Brasil foi em 1942.

6) A Secretaria Municipal de Saúde de forma articulada e integrada com a Secretaria Estadual de Saúde, desencadeou ações necessárias para a investigação e prevenção constituídas por: intensificação da vacinação contra a febre amarela para todas as pessoas, acima de nove meses de idade, não vacinadas ou que foram vacinadas há dez anos ou mais, que residem na área de ocorrência da epizootia.

7) É recomendando o porte dos comprovantes vacinais junto à documentação pessoal, pois não é indicada a revacinação antes dos dez anos.

8) Reiteramos que não é uma situação de alarde uma vez que há vários indícios que as mortes dos macacos estão relacionadas a envenenamento dos animais.

Rodrigo Ferreira de Oliveira
Chefe da Vigilância Epidemiológica