O município de Gurupi pretende criar uma Rede de Atenção Psicossocial (RAPS), com o objetivo de fortalecer a assistência aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). Para consolidar esse objetivo, a Prefeitura de Gurupi, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, promove uma reunião nesta sexta-feira (04/04), no auditório do Centro de Atividades do Sesc, a partir das 08 horas, para apresentar, discutir e articular a criação e instalação da RAPS.

A secretária de Saúde do município, Sueli Aguiar, informou que o público-alvo do programa são pessoas que sofrem de transtorno mental e necessidades decorrentes do uso de crack, álcool e outras drogas, e que são atendidas pelo Sistema Único de Saúde- SUS.

A finalidade da RAPS é proporcionar conhecimento aos profissionais da saúde assim como a melhoria e acesso desses pacientes aos serviços oferecidos pelo SUS, em Gurupi.

A Política Nacional de Saúde Mental busca consolidar um modelo de atenção aberto e de base comunitária. A proposta de Rede de Atenção Psicossocial é garantir livre circulação das pessoas com problemas mentais pelos serviços de saúde oferecidos pelos municípios e estados e também pela comunidade.

A RAPS, que integra o Sistema Único de Saúde (SUS), estabelece os pontos de atenção para o atendimento de pessoas com problemas mentais, incluindo os efeitos nocivos do uso do crack, álcool e outras drogas.