A Superintendência Municipal de Trânsito e Segurança (SMTS), de Gurupi, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, da Policia Militar e também do Departamento Estadual do Trânsito (Detran), realiza nesta segunda-feira (05), a partir das 16 horas, uma série de atividades alusivas ao Movimento “Maio Amarelo”. O evento acontece na Avenida Goiás, esquina com a Rua 07, no centro da cidade.

O superintendente municipal de Trânsito e Segurança de Gurupi, David Henrique Garcia, informa que será realizada uma blitz educativa para condutores de veículos automotores e até mesmo, para os pedestres, onde serão entregues panfletos educativos sobre educação para o trânsito e aparelhos descartáveis de bafômetros. Garcia destaca ainda que essa ação continuará durante todo o mês de maio, de forma intensiva, em vários pontos da cidade. “Vamos alertar a população para os cuidados que se deve tomar ao conduzir um veículo”, afirmou o superintendente, ressaltando que também, ao longo desse mês também serão realizadas palestras nas escolas da cidade.

NÚMEROS
A quantidade de veículos em Gurupi subiu cerca de 30% se comparado ao número de veículos de 2010. Atualmente, o município concentra cerca de 10% da frota de todo o Tocantins, um total de 50.550 veículos. Sendo que desses, 23.800 são motocicletas e 16.550 são automóveis.

Apesar do crescimento da quantidade acentuada de veículos registrados em Gurupi, David Garcia garante que todos os anos, por meio de um trabalho serio desenvolvido em parceria com a Policia Militar, a Superintendência Municipal de Trânsito e Segurança está conseguindo diminuir o numero de acidentes na cidade.

MAIO AMARELO
Essa é a primeira vez que acontece em Gurupi o Movimento “Maio Amarelo” e que tem o objetivo de conscientizar a população sobre o transito, por meio de blitz, palestras e discussões sobre essa temática.

O Movimento Maio Amarelo nasce com uma só proposta: chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito de todo o mundo. O objetivo do movimento é uma ação coordenada entre Poder Público e a sociedade civil. A intenção é colocar em pauta o tema segurança viária e, mais do que chamar a atenção da sociedade sobre os altos índices de mortes, feridos e sequelados permanentes no trânsito no país e no mundo, mobilizar o seu envolvimento e também dos órgãos de governos, empresas, entidades de classe, associações, federações, sociedade civil organizada para, fugindo das falácias cotidianas e costumeiras, efetivamente discutir o tema, engajar-se em ações e propagar o conhecimento, abordando toda a amplitude que o tema exige, nas mais diferentes esferas.

Acompanhando o sucesso de outros movimentos, como o “Outubro Rosa” e “Novembro Azul”, os quais, respectivamente, tratam dos temas câncer de mama e próstata, o “Maio Amarelo” promove atividades voltadas a conscientização, ao amplo debate das responsabilidades e avaliação de riscos sobre o comportamento de cada cidadão, dentro de seus deslocamentos diários no trânsito.

E por isso, o seu símbolo não poderia ser diferente ao laço escolhido, na cor amarela, cuja simbologia em relação a conscientização no combate ao câncer de mama, de próstata (e a sua identificação precoce) e, até mesmo, ao vírus do HIV, está amplamente consolidada pela sociedade.

Cíntia Ribeiro/Secom