A entrega aconteceu na tarde da quinta feira (29), na Secretaria Municipal de Saúde de Gurupi. Foram 200 Mochilas, 200 Balanças para adultos e 50 para crianças e 600 Camisetas. Todo material foi entregue para os Agentes Comunitários de Saúde da cidade.

O chefe de gabinete Gutierres Torquato, esteve presente no evento e elogiou o desempenho dos profissionais. “As nossas Agentes de Saúde já desempenham um papel fundamental no nosso município. Agora com a entrega desses materiais tenho certeza que vai ser ainda melhor. Nós ainda vamos fazer muito por Gurupi, principalmente por essa área da saúde que é tão importante” destacou Torquato.

Gurupi conta hoje com 188 Agentes Comunitários de Saúde. Para a Secretária de Saúde Suely Aguiar, os equipamentos entregues foi um ganho importante para Gurupi. “Isso vai agilizar e muito o trabalho das nossas profissionais. Elas já vão começar a usar os equipamentos essa semana, porque precisamos agilizar os atendimentos na nossa cidade. Hoje nossa demanda é grande, são quase 50 mil pessoas visitadas pela nossa equipe”, explicou a Secretária de Saúde.

Dona Maria José Guedes de 46 anos trabalha há 10 anos no município como Agente de Saúde. Ela lembra as dificuldades para trabalhar no inicio, onde não existia balança. Segundo ela, os Agentes precisavam orientar a comunidade para ir a uma farmácia ou posto de saúde para fazer a pesagem. “Hoje estamos mais tranquilos, com mais de 200 balanças disponíveis. Agora é trabalhar tranquila”, falou dona Maria.

Outra agente que está contente é Vera Lucia. “Está ficando tudo melhor, principalmente por que agora estamos sendo capacitadas com cursos para que toda informação seja registrada em um sistema criado pela Secretaria de Saúde, uma forma mais segura de controlar as informações da comunidade”, esclareceu Vera.

Segundo a Coordenadora dos Agentes Comunitários Mírian Lustosa estão instalados nos 12 postos de saúde da cidade 70 computadores e é por meio deles serão capacitados todas as agentes. ” Gente capacidade e com ferramentas para trabalhar, é disso que estávamos precisando” falou a Coordenadora.

Participaram da entrega a vereadora Marilis Nauar, representando a presidência da câmara de vereadores e o ex Secretário de Saúde Diego Agnolin.

Clifton Morais/Secom