Com a presença de várias autoridades e de profissionais que lidam diretamente com as questões relacionadas com a criança e o adolescente, foi aberto, oficialmente, nesta quarta-feira (11), o 1° Fórum Comunitário – Selo Unicef Município Aprovado. O evento, que tem como tema “Eu e meu município crescendo juntos”, prossegue até às 18 horas, no Auditório da Subseção da OAB de Gurupi.

Representando o Prefeito Laurez Moreira, o Chefe de Gabinete da Prefeitura de Gurupi, Gutierres Torquato, elogiou a iniciativa da realização do evento, que é promovido pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, com a orientação do Unicef – Fundo das Nações Unidas para a Infância. Gutierres também afirmou que a administração municipal de Gurupi está empenhada em colocar em práticas um conjunto de políticas públicas voltadas para a criança e o adolescente, para que tenham assegurados todos os seus direitos. Por fim, Gutierres Torquato disse acreditar que, com a união de esforços e com todos os organismos envolvidos na questão, por meio de parcerias consistentes, Gurupi vai se enquadrar nos critérios estabelecidos pelo Unicef para receber o Selo Município Aprovado.

A Vice-Prefeita e Secretária Municipal de Desenvolvimento Social de Gurupi Dolores Nunes, informou que o município tem fortalecido as políticas públicas voltadas para a criança e o adolescente, lembrando que a administração municipal providenciou uma sede adequada ao Conselho Tutelar, que recebeu nova viatura e demais estruturas para que os conselheiros tutelares desempenhem bem suas funções. O CRAS – Centro de Referência e Assistência Social, segundo Dolores, está desenvolvendo um belíssimo trabalho e outras iniciativas estão sendo desenvolvidas para melhor atender aos menores em situação de fragilidade social.

Planejamento das Políticas Públicas Sociais de Gurupi, Edinho Fernandes explicou que o Selo Unicef – Município Aprovado é um reconhecimento internacional que o município pode conquistar pelo resultado dos seus esforços na melhoria da qualidade de vida de crianças e adolescentes. A partir de um diagnóstico e de dados levantados pelo Unicef, os municípios que se inscrevem passam a conhecer melhor sua realidade e as políticas voltadas para infância e adolescência.

Já a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Gurupi, Izaltina Teles Schimitt, também destacou a importância da realização desse Fórum, explicando que o evento propicia o levantamento inicial de informações, analisando quais são os obstáculos e gargalos que limitam a garantia dos direitos da infância e da adolescência no município, numa ampla e democrática discussão.

Presenças

Participaram da abertura oficial do o 1° Fórum Comunitário – Selo Unicef Município Aprovado, o presidente da Câmara Municipal de Gurupi, vereador Professor Cabo Carlos (PT), o comandante do 4° BPM, Tenente Coronel Edivan de Jesus Silva, a Promotora da Infância e Juventude, Jussara Barreira Silva Amorim, além da Diretora de Gestão e Formação da Seduc em Gurupi, Cristina Donato, representantes da Agab, funcionários públicos e educadores sociais.

Zacarias Martins