O auditório do Instituto Federal do Tocantins (IFTO), em Gurupi, permaneceu lotado durante toda essa terça-feira (10), por conta da palestra sobre o fortalecimento da bacia leiteira no município.

A palestra foi ministrada pelo Pós Doctor Paulo Martins, um dos mais renomados pesquisadores de gado de leite no Brasil. O evento foi organizado pela Secretaria Municipal de Produção e Cooperativismo.

Hoje o professor Paulo Martins está à frente de projetos de pesquisas desenvolvidos na Embrapa no Estado de Minas Gerais. “Acredito que a atividade leiteira tem grande potencial nesta região”, afirmou o palestrante.

Já o prefeito de Gurupi, Laurez Moreira, disse que a administração municipal está empenhada em incentivar a produção leiteira para que os produtores passem a aumentar a renda já que é impossível falar de produção de leite sem falar de lucro.

Segundo o secretario de Produção e Cooperativismo, Pedro Dias, o objetivo da palestra é trazer informações do uso de tecnologias competitivas que garantam o aumento da produção, melhorias da produtividade e da rentabilidade da atividade leiteira em bases sustentáveis.

A produção de leite no Sul do Tocantins gira por volta dos 70 mil litros de leite por dia. Para o veterinário Saulo Patreze, esse é um número que pode ser triplicado se bem trabalhado. Atualmente o maior problema da região sul do Tocantins é a venda.

Quanto essa comercialização, o secretario Pedro Dias afirmou que o município já está buscando parcerias com laticínios tradicionais para que o leite produzido aqui tenha a venda garantida.

Participaram da Palestra mais de 300 produtores de leite da região sul, além dos profissionais da área e também alunos do curso de Agronegócio do Instituto Federal do Tocantins (Cíntia Ribeiro/Secom)