Com o objetivo de atualizar os dados de seu sistema cadastral sobre o Programa Bolsa Família junto ao Ministério da Saúde, a Prefeitura de Gurupi, por meio da Secretaria Municipal de Saúde está realizando a pesagem de todas as pessoas cadastradas no programa.

O gerente de Saúde Publica de Gurupi, Rafael Argeu, explica que o trabalho de pesagem no município se encontra na sua fase final, uma vez que o poder público municipal tem o dever constitucional de visitar as famílias beneficiadas com programas sociais e acompanhar todo o processo de pesagem. Ele ressalta que atualizar as informações é importante porque de quatro em quatro meses é preciso repassar esses dados ao Ministério da Saúde..

A Secretária de Saúde Suely de Aguiar destacou que todos os agentes de saúde estão visitando as famílias cadastradas, porém, em algumas casas os moradores não se encontram no momento da visita. A orientação é que aquelas famílias atendidas pelo programa, cujos filhos não atualizaram ainda a pesagem, que se dirijam à Unidade de Saúde mais próxima de sua casa para efetuar a pesagem.

Para atender toda a demanda a Secretaria de Saúde também vai ser um ponto de atendimento. Até o dia 20 deste mês, todos os dados vão ser encaminhados ao Ministério da Saúde. Quem não fizer a pesagem pode perder o beneficio. Em Gurupi são 3,952 Famílias beneficiadas com o programa bolsa Família.

BOLSA FAMÍLIA
O Programa Bolsa Família é um programa de transferência direta de renda que beneficia famílias de baixa renda em todo o país. A Bolsa Família integra o Plano Brasil Sem Miséria, que tem como foco de atuação os milhões de brasileiros com renda familiar per capita inferior a R$ 77 mensais e está baseada na garantia de renda, inclusão produtiva e no acesso aos serviços públicos.

Todos os meses, o governo federal deposita uma quantia para as famílias que fazem parte do programa. O valor repassado depende do tamanho da família, da idade dos seus membros e da sua renda. Há benefícios específicos para famílias com crianças, jovens até 17 anos, gestantes e mães que amamentam.

A seleção das famílias para o Bolsa Família é feita com base nas informações registradas pelo município no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal.

Cliffton Morais/Secom