Acontece nesta terça-feira (22), às 17 horas, no gabinete do prefeito de Gurupi, Laurez Moreira, a solenidade de assinatura do termo de parceria com o Corpo de Bombeiros do Tocantins, por meio da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil, para estabelecer a Cooperação Técnica para a execução das ações que visam a formação de Brigadas de Combate aos Incêndios Florestais, apoio técnico e cautelas de materiais no município .

A iniciativa busca reduzir a incidência de fogo no Estado do Tocantins, através de ações a serem coordenadas e executadas pelos diferentes setores, nos trabalhos de controle das queimadas, prevenção e combate aos incêndios florestais, bem como, incentivar a substituição do uso do fogo, como instrumento de manejo do uso do solo, quando isso for possível, e priorizar ações visando à conservação ambiental.

O Secretário de Produção e Cooperativismo de Gurupi, Pedro Dias disse que a ideia é buscar alternativas para as atividades econômicas da região, que não utilizem o fogo e propiciem a diversificação e rendimento ao produtor, garantindo a sustentabilidade ambiental, além de contribuir para a redução da incidência de focos de calor, promover queimadas controladas no município, com a execução de medidas preventivas, controle e combate aos incêndios florestais.

BRIGADA MUNICIPAL

Serão realizadas campanhas educativas no âmbito municipal, com ênfase nas queimadas rurais e urbanas em todos os níveis e também, a capacitação e Instalação da Brigada Municipal.

Pelo Termo de Cooperação Técnica a ser assinado, a Brigada Municipal estará vinculada diretamente à Defesa Civil através do Comitê Estadual de Combate aos Incêndios Florestais e Controle de Queimadas, passando a fazer parte de sua estrutura em âmbito estadual, devendo esta, enviar relatórios semanais das atividades desenvolvidas (prevenção, combate), a fim de montar um banco de dados do município em que atua.

O Termo DE Cooperação Técnica terá vigência de dois anos a contar da data de sua assinatura, podendo ser alterado ou prorrogado mediante aditamento. (Zacarias Martins/Secom)