Desde o último dia 8 de julho, a Prefeitura de Gurupi, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, está colocando em prática, no Centro Cultural Mauro Cunha, o projeto Musicando nas Férias, destinado às crianças da faixa etária de 8 a 11 anos, de forma gratuita.

O projeto que teve sua culminância na tarde desta quarta-feira (16), com um Piquenique Cultural no Uniclube, contou com atividades de música e lazer promovendo momentos de descontração através da vivência da música ao público infantil.

Também nesta tarde, o poeta e jornalista Zacarias Martins foi o convidado especial da programação festiva, quando promoveu uma roda de leitura com suas poesias e desenvolveu atividades lúdicas com as crianças.

A secretária de Cultura Zenaide Dias da Costa disse que estava muito feliz com o resultado positivo da iniciativa e que pretende dar continuidade ao projeto sempre no período de férias.

Nesta primeira edição, o projeto contou com a coordenação da professora Leila Theóphilo, graduada em Musica Sacra, com vasta experiência profissional.

A instrutora defende que a música deve ser explorada de todas as formas, por inteiro, desde a sonoridade até a letra, ressaltando que isso facilita o processo de educar a criança, pois desenvolve o seu senso crítico, e ela passa a ter uma visão inteira, completa, da realidade. “A música traduz muita coisa, ela é carregada de emoção, e não de razão. O homem só chega aonde os sentimentos o levarem”, argumentou Leila.

Já nesta quinta-feira (17), a partir das 18 horas, acontece a solenidade de entrega de certificados aos participantes do Projeto Musicando nas Férias, no Centro Cultural Mauro Cunha, quando acontecerá várias apresentações artísticas. A entrada é gratuita.