Geral|

Compartilhe:

Nesta sexta-feira, a Prefeitura de Gurupi, por meio da Secretaria Municipal de Saúde promoveu um alerta na forma de mensagem distribuída nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e com uma série de ações do Programa Saúde do Homem, no objetivo de chamar atenção para saúde do homem, pois a cada três mortes de pessoas adultas no país, duas são do sexo masculino.

O ponto alto dessas ações aconteceu nesta sexta-feira (18), na Unidade de Saúde do Setor Casego, quando foram disponibilizados exames preventivos como HAS, HIV/Aids, glicemia, dentre outros, bem como, palestras de orientação sobre alimentação adequada e infarto agudo do miocárdio. Houv ainda distribuição de brindes na UBS e verificada a atualização das carteirinhas de saúde dos homens. Além disso, um profissional médico fez o atendimento especial.

RESISTÊNCIA

Apresentando maior resistência ao procurar cuidados de saúde e realizar preventivos, os homens vivem em média 7 anos menos do que as mulheres e têm mais doenças do coração, câncer, colesterol, pressão arterial e maior tendência a obesidade. Além da utilização em maior quantidade de bebidas alcoólicas e outras drogas.

Sendo assim, a secretaria Municipal de Saúde Sueli Aguiar disse que o órgão busca conscientizar a população masculina gurupiense, principalmente, na faixa etária entre 20 e 59 anos a procurarem o serviço de saúde ao menos uma vez por ano., ressaltando que já a partir dos 35 anos, deve se iniciar uma rotina bem maior, que vai além da ida ao urologista, a realização de exames de acompanhamento da saúde como o hemograma completo, lipidograma completo, exame de urina (EAS) e ultrassonografia de vias urinárias.

A secretária observa, ainda, que por mais clichê que pareça, a prevenção faz todo sentido quando o assunto é saúde. Esse cuidado também se aplica no caso dos homens, e é preciso encontrar tempo entre um compromisso e outro para ir ao serviço de saúde.

“Mas quando se trata de prevenção, não basta somente ir à unidade de saúde, tem que haver mudanças de hábitos. Sendo assim, evitar cigarro e álcool em excesso, alimentar-se de forma saudável e programar um tempo para as atividades físicas, também fazem parte de uma atitude preventiva”, aconselha a secretária de Saúde. (Zacarias Martins/Secom)


Confira mais fotos deste evento aqui.

Comments are closed.

Close Search Window