Geral|

Compartilhe:

Acontece nesta terça-feira (23), em Gurupi, o 5° Encontro do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. A solenidade vai reunir coordenadores, supervisores e professores regentes do 1° ao 3° ano de toda a rede municipal de ensino. A formação continuada acontece a partir das 19 horas na Escola Municipal Antônio Almeida Veras.

O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa é um programa do Governo Federal por meio do Ministério da Educação (MEC) que busca a alfabetização de todas as crianças na idade correta. E por isso são implementadas medidas nos municípios que possibilitam o cumprimento dessa meta.

Segundo Vanúzia Rodrigues coordenadora de Programas e Projetos da Secretaria Municipal de Educação no encontro será abordado operações na solução de problemas matemáticos e geométricos, oferecendo aos professores alfabetizadores, estratégias e técnicas de calculo, mental e escrito através do uso de materiais concreto como ábaco, material dourado e outros. “Acreditamos que teremos uma contribuição significativa neste encontro, pois a construção do conhecimento se faz na prática através das técnicas e dos recursos pedagógicos. O construir junto, o colocar a mão na massa faz com se entenda melhor o conteúdo e aí realmente a aprendizagem acontece”.

Formação em Gurupi será realizada por orientadores da própria Secretaria Municipal de Educação e tem uma duração de 160 horas sendo que 120 serão voltadas para a disciplina de matemática e 40 horas para a língua portuguesa.

De acordo com o secretário municipal de Educação de Gurupi, Eurípedes Fernandes da Cunha, é importante que todos os professores estejam atentos a essas capacitações, pois essas formações do PACTO têm contribuído significativamente no ensino e aprendizagem dos alunos da rede municipal de ensino de Gurupi. (Cíntia Ribeiro/Secom)

Comments are closed.

Close Search Window
↑