Acontece neste final de semana em Gurupi, no Ginásio do Instituto Federal do Tocantins (IFTO) o 18° Campeonato Brasileiro de Karatê Semi-Contato. Cerca de 600 atletas dos estados de Goiás, São Paulo, Rio de Janeiro, Tocantins, Bahia, Pará e do Distrito Federal, devem participar da competição. As disputas começam na manhã de sábado (13) e vão até o domingo (14).

O campeonato será divido em 47 categorias, sendo individual e por equipe, masculino e feminino. As categorias também serão dividas por idade e peso. De acordo com a Confederação Brasileira de Karatê Semi-Contato, caratecas a partir de 6 anos participarão do torneio.

Uma das esperanças de medalhas para Gurupi é a jovem Thaynara Lustosa (que aparece na foto ao lado do prefeito Laurez Moreira). Ela é praticante de karatê desde os três anos de idade. Atualmente, com 18 anos, Thaynara coleciona vários títulos, como um Mundial e dois Brasileiros de karatê. “Estou com as melhores expectativas e quero dar o melhor nessa competição, se depender de mim o nome de Gurupi vai continuar em primeiro lugar”, declarou Thaynara, otimista em disputar mais uma competição nacional. Além dela, cerca de outros 40 caratecas vão representar Gurupi no campeonato.

Esta é a segunda vez que Gurupi é sede do Campeonato Brasileiro. A primeira vez foi em 2009 que segundo o treinador de karatê, Ednaldo Lustosa, foi realizada com muita dificuldade por falta de parceiros. “Estamos muito felizes por Gurupi sediar esse campeonato, o apoio da prefeitura é indispensável. Nunca em gestão anteriores o esporte na nossa cidade foi tão incentivado”, afirmou Lustosa.

Para o prefeito Laurez Moreira, a gestão pública sempre tem buscado apoiar esse tipo de evento, por entender que as competições esportivas valorizam os jovens e estimulam a prática de vida saudável.

Já a Secretária de Esporte e Juventude de Gurupi, Rai Obeid destacou a importância desse campeonato na cidade.

“Seja ela qual for, toda atividade física é bem vinda. E são tantas as modalidades, se o jovem não gostar de futebol, por exemplo, as artes maciais pode ser uma ótima alternativa. Tenho certeza que realizando o campeonato em Gurupi, mais pessoas vão se interessar neste esporte que é tão cheio de disciplina”, frisou. (Rafael Chaves/Secom)