O prefeito de Gurupi, Laurez Moreira (PSB), assina na tarde desta quarta-feira (17), o Projeto de Lei que estabelece o novo quantitativo de vagas e o novo salário base para os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Agentes de Combate a Endemias (ACE) do município. A solenidade de assinatura do documento acontece às 17h30, no gabinete do prefeito, com a presença da secretária de Saúde, Sueli Aguiar e de profissionais que atuam nessas duas áreas. Após assinatura, o Projeto de Lei segue para apreciação da Câmara de Vereadores.

Atualmente, o salário base dos agentes de saúde e de combate a endemias varia entre R$ 797,56, para os estatutários e R$ 753,06 para os contratados. Com a aprovação do Projeto de Lei eles passarão a receber R$ 1.014,00 para uma carga horária de trabalho de 40 horas semanal. Além disso, o projeto autoriza a contratação de mais 134 Agentes Comunitários de Saúde até o dia 31 de dezembro deste ano.

O prefeito Laurez Moreira justificou a medida afirmando que os Agentes Comunitários de Saúde desempenham função relevante dentro da Equipe de Saúde da Família, onde se tornaram profissionais com papel fundamental na composição e atuação da equipe.

Laurez também lembrou que segundo a Política Nacional de Atenção Básica, os Agentes Comunitários de Saúde são de fundamental importância para a comunidade, uma vez que devem promover a integração da equipe de saúde com a população, bem como, desenvolver ações educativas com as famílias, além de desenvolver atividades de promoção de saúde, prevenção das doenças e agravos e outras atividades.

Já a secretária de Saúde, Sueli Aguiar afirmou que a sua secretaria, por meio dos Agentes Comunitários de Saúde vem desenvolvendo um fantástico trabalho junto à população gurupiense, porém, ressaltou que para que haja um trabalho com mais qualidade e excelência se faz necessário o aumento do quantitativo de agentes, considerando ainda que a população de Gurupi necessita de atenção maior no período das chuvas, onde o aumento de casos de dengue pode ser preocupante se não houver, por parte do Poder Público, uma ação preventiva para essa finalidade. (Zacarias Martins/Secom Gurupi)