Na sequência das ações de políticas públicas para os idosos que estão sendo colocadas em prática pela Prefeitura de Gurupi, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Secretaria Municipal do Idoso, o Centro de Referência de Assistência Social – CRAS do Setor Santa Rita, sob a coordenação da assistente social Maria José da Silva Leite, realizou uma série de atividades na tarde desta terça-feira (07), ao lado da Unidade de saúde da Vila Íris.

O evento contou com a parceria do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFTO) e do grupo de voluntariado da Igreja Evangélica Betesda de Gurupi, presidida pelo Pastor João Gomes da Silva, que fez a doação de várias roupas e calçados que foram distribuídos aos presentes.

Na oportunidade, um grupo de alunos do IFTO, dentro do Programa e Extensão QuíLimpa ministrou uma oficina de fabricação de sabão em barra, sabão em paste e sabão líquido para os idosos assistidos pelo CRAS. QuíLimpa. Neste projeto todos os estudantes do IFTO envolvidos são da modalidade de Educação de Jovens e Adultos.

Prestigiando o acontecimento, o prefeito de Gurupi, Laurez Moreira, incentivou os idosos a criarem uma cooperativa ou uma associação para a produção de sabão e dessa forma, a Prefeitura faria uma parceira para comprar essa produção que seria utilizada, principalmente, nas escolas municipais.

“Queremos que essas pessoas se capacitem, sejam empreendedoras e que unidas consigam novas formas de aumentar a renda familiar”, afirmou o prefeito, lembrando que a Prefeitura de Gurupi já incentivou a criação da Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis e a Cooperativa dos Pequenos Produtores da Agricultura Familiar e, com isso, conseguiu que os cooperados tivesse maior ganho financeiro.

O Pastor João Gomes da Silva, que também é formado em Serviço Social, disse que a Igreja Betesda sempre será parceria em todas as ações que visem erradicar a extrema pobreza e a fome, bem como, estará pronta a apoiar as ações que visem proteger e acolher pessoas que se encontrem em situação de vulnerabilidade social, principalmente, crianças e idosos.

O secretário Municipal de Desenvolvimento Social, Edinho Fernandes, informou que a Prefeitura de Gurupi, desde o início da gestão do prefeito Laurez Moreira, vem celebrando diversas parcerias para a realização de cursos profissionalizantes para a comunidade gurupiense e de forma gratuita. (Zacarias Martins/Secom)

Confira mais fotos deste evento aqui.