Geral|

Compartilhe:

Com intuito de integrar o ensino superior e a educação básica em prol da educação especial foi inaugurado o Laboratório Interdisciplinar de Tecnologia Assistiva do Centro Universitário UnirG (Life/UnirG). A solenidade ocorreu na manhã de hoje, 28, no campus I da Instituição.

O evento contou com a presença do Prefeito de Gurupi, Laurez Moreira, do Presidente da Fundação UnirG, Sávio Barbalho, do Reitor, Alexandre Dias, da Diretora Regional de Ensino, Cristina Donato, do Diretor da UFT/Gurupi, Dr° Eduardo Lemus, de autoridades local, além de professores servidores e alunos da UnirG.

O Reitor foi o primeiro a se pronunciar, afirmando a importância do projeto para toda a região Sul do Estado. O projeto é um grande avanço para o Centro Universitário, por consolidar a integração de toda a força acadêmica. “Que todos reconheçam a importância da UnirG para o Desenvolvimento Regional. Parabenizo toda a equipe, pois acredito que temos um diferencial na área das licenciaturas, este é um grande avanço não só para o contexto educacional, mas, principalmente, para o social”, afirmou Dias.

O presidente, Sávio Barbalho, reforçou sobre a importância da Instituição reafirmando a realização de mais um projeto voltado a promoção da inclusão social. “Desejo que cada vez mais fortaleçam as parcerias em todos os âmbitos para que possamos avançar e promover o ensino de qualidade. O Laboratório coloca a Instituição em um patamar muito importante, por ser o único no Tocantins e o segundo da região norte do País”, disse.

A coordenadora do Life/UnirG e especialista em Educação Especial, MSc. Adriana de Miranda Santiago Terra, destacou a conquista como sendo um trabalho coletivo. O Life representa um espaço interdisciplinar com foco na inovação e na tecnologia, em favor da melhoria de vida das pessoas que tenham algum tipo de deficiência. “Será um espaço para a promoção da inovação e da tecnologia, onde os alunos das licenciaturas da UnirG sairão daqui com conhecimento que permitirá melhor atendimento a esse público”.

Adriana Terra acrescentou ainda que a UnirG é a primeira Instituição de Ensino Superior do Tocantins que tem uma professora com deficiência auditiva. “Ter uma pesquisadora com deficiência, colaborando com o projeto está sendo um ponto forte para nós, enquanto Instituição e Região”.

Para o prefeito Laurez Moreira, são pessoas que unem forças em favor de melhorar o desenvolvimento de Gurupi e Região, que o Município precisa. “É importante que tenhamos pessoas preocupadas em fazer e contribuir para que a Instituição colabore com o desenvolvimento. Precisamos fortalecer e firmar parcerias para que possamos atender a população de Gurupi”.

LIFE

O Programa de Apoio a Laboratórios Interdisciplinares de Formação de Educadores (Life), que tem por finalidade criar laboratórios interdisciplinares de formação de educadores. O investimento na UnirG foi de R$ 435.859,85, com recursos aprovados em edital daCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior(Capes).

O projeto visa fazer a integração entre o ensino superior e a educação básica, envolvendo acadêmicos das áreas das licenciaturas e demais áreas

E professores e alunos da educação básica, voltados para a educação especial. A equipe do Life é composta pela coordenadora institucional, a professora MSc. Adriana de Miranda Santiago Terra e especialista em educação especial, em parceria com as professoras: Sandra de Cássia Amorim Abrão, especialista em Braille, Arlem Chenia Silva Ferreira, especialista em Educação Física Adaptada e Ariane Amorim Abrão, especialista em Libras. (Ascom/Unirg)

.

Comments are closed.

Close Search Window