Nesta segunda-feira (17) comemora-se o dia o dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata. E a Prefeitura de Gurupi preocupada com a saúde do homem realiza diversas ações de conscientização e prevenção à doença por meio da Secretaria Municipal de Saúde.

De acordo com o Ministério da Saúde o câncer de próstata atinge grande parte da população masculina e mesmo assim, ainda é um tema que enfrenta muitas barreiras. Quase 50% dos brasileiros nunca foram ao urologista.

A campanha Novembro azul foi lançada no Brasil no ano de 2012 se se tornando referência na missão de orientar a população masculina a cuidar melhor da saúde.

a quinta-feira (20), às 7 horas da manhã, estão sendo esperados mais de 300 homens na Secretaria de Infraestrutura para um café da manhã especial e, em seguida, Palestra com o Urologista Olegário de Sousa Lima e acadêmicos de Medicina do Centro Universitário Unirg, sobre Câncer de Próstata.

Haverá ainda, atendimento médico com solicitação de PSA para os homens acima de 40 anos.

Além disso, os Homens que estiverem presentes vão poder fazer Avaliação da saúde bucal onde 50 deles serão encaminhamentos para tratamento na Carreta do OdontoSesc.

A Secretária de Saúde do município, Sueli Aguiar, informou que simultaneamente, os homens vão ter a oportunidade de realizar ações como Corte de Cabelo em parceria com o Senac, Verificação de Glicemia Capilar, Aferição de Pressão Arterial, Distribuição de preservativos, Cálculo de IMC (Índice de Massa corporal) e avaliação do risco cardiovascular, Stand com folders sobre hipertensão arterial, diabetes, acidentes automobilísticos, DST/AIDS e também Sorteio de Brindes.

Além desse evento que acontece na Secretaria de Infraestrutura a Prefeitura de Gurupi também realiza por meio da Secretaria de Saúde, no dia 21, às 08 horas no SESI, palestra sobre Câncer de Próstata e, no dia 28, às 19 horas, a palestra vai ocorrer na Unidade Básica de Saúde do Setor Casego, com vários atendimentos ao público masculino. (Cíntia Ribeiro/Secom)