A Prefeitura de Gurupi por meio da Secretaria Municipal de Produção, Cooperativismo e Meio Ambiente nestes dois anos de gestão tem colocado em prática politicas públicas de fomento e de fortalecimento à agricultura familiar.

Contanto com duas feiras exclusivamente voltadas para a agricultura familiar, o pequeno produtor trás de casa a sua produção, sem nenhum custo, por meio do transporte disponibilizado pelo município.

A Feira do Pequeno Produtor da Agricultura Familiar acontece todas terças e quintas-feiras e segundo informações do Secretario de Produção e Meio Ambiente, Pedro Dias, não é permitida a entrada de nenhum tipo de atravessador.

“As feiras são um sucesso justamente por isso. O intuito é que o próprio pequeno produtor plante e tenha cem por cento de lucro sobre a sua produção, além é claro da população ter a disposição alimentos frescos e de boa qualidade,” declarou o secretario.

E para fortalecer ainda mais a atividade, desde o inicio da gestão foram adquiridos sete novos tratores, um retroescavadeira, dois caminhões e um ônibus. Equipamentos que estão sendo disponibilizados interinamente de forma gratuita aos agricultores familiares.

Ainda de acordo com o Secretario Pedro Dias, cerca de 400 hectares foram gradeados em Projetos de Assentamentos no município, beneficiando mais de 200 famílias de baixa renda, além da Prefeitura ainda custear também o transporte de calcário para esses pequenos produtores. “A intensão é que o agricultor familiar não apenas aumente a oferta, mas, sobretudo, que diversifique a produção e, é claro, incrementando cada vez mais a renda familiar,” lembrou o secretário.

O prefeito Laurez Moreira destaca também que serão construídos em sete comunidades diferentes poços artesianos para que a produção familiar não seja prejudicada na época da estiagem. “Por pensarmos justamente nesta produção o ano inteiro é que vamos criar agora já no inicio de 2015 a sala de abate e manuseio dos produtos da agroindústria familiar, que será construída no PA Vale Verde”, disse o prefeito.

Outra grande conquista do município para a agricultura familiar foi à criação o Serviço de Inspeção do Município- SIM, embasado na lei 2227/2014.

O prefeito Laurez conta que com a criação do SIM os agricultores familiares têm agora a chance de ampliar as vendas, comercializando os produtos em todas as modalidades da Companhia Nacional de Abastecimento – CONAB.

Atualmente, 34 produtores estão cadastrados na Cooperativa dos Produtores da agricultura Familiar – a COORPAF, criada também na gestão Laurez Moreira. “Estamos subsidiando e fortalecendo a agricultura familiar, mas a cooperativa foi idealizada justamente para que o pequeno produtor consiga andar com as próprias pernas daqui por diante”, ressaltou o prefeito. (Cíntia Ribeiro/ Secom)