A Prefeitura de Gurupi, por meio da Secretaria Municipal de Educação está realizando o IX Seminário Regional de Formação de Gestores e Educadores – Educação Inclusiva: direito à diversidade. O encontro que começou nesta segunda-feira (01) termina no 05 dia Dezembro. O evento está acontecendo auditório do Hotel Di Napoli das 8 horas da manhã às 18 horas.

Representantes de 21 municípios do Tocantins estão reunidos. Estão sendo abordados diversos eixos da diversidade. Educação para os Direitos Humanos e Cidadania, Educação Ambiental, Educação Especial: com ênfase em Atendimento Educacional Especializado -AEE e recursos pedagógicos para estudantes com deficiência com deficiência visual, altas habilidades e Inclusão Digital para o ensino de alunos com deficiência.

O objetivo do Encontro é disseminar a política de Educação Inclusiva e apoiar o processo de implementação dessas ações em Gurupi e na região, visando garantir o acesso de todos os estudantes ao ensino regular com participação, aprendizagem, continuidade nos níveis mais elevados de ensino.

Para o secretário Municipal de Educação Eurípedes Cunha é importante que se tenha a consciência de que a consolidação da proposta da educação inclusiva exige a derrubada dos muros que foram erguidos pelo preconceito, pela padronização estabelecida nas instituições sociais e pela crença na separatividade.

Para ele o mais importante é que se possa compreender que a derrubada desses muros não se refere apenas a espaços físicos, mas acima de tudo às nossas constituições internas.

“É preciso proporcionar igualdade de oportunidades a todos, respeitando as capacidades em desenvolvimento, e desta maneira, não só os colegas das crianças com deficiência estarão aprendendo a conviver desde cedo com a alteridade, com os valores da diversidade e da democracia, mas também a sociedade estará se preparando numa perspectiva humanizada para resgatar valores como o respeito, a tolerância e a solidariedade, afim de que tenhamos um mundo mais justo e acolhedor, que conceba a diversidade e as diferenças como parte da condição humana”, enfatizou Eurípedes Cunha. (Cíntia Ribeiro/Secom)