Geral|

Compartilhe:

Cerca de 65 agentes de endemias, 25 enfermeiros e 15 médicos irão participar de uma capacitação cujo objetivo é orientar os profissionais sobre a febre Chikugunya. A capacitação será realizada nesta terça-feira (07-04), das 08 às 18 horas, no auditório do SESC em Gurupi e será ministrada pelos médicos Herley Pinheiro e Everton Ferrão, que participaram de um treinamento o ano passado em Palmas.

“Essa será a primeira capacitação sobre o Chikungunya e precisamos habilitar nossos profissionais sobre a doença. Gente capacitada trabalha com prevenção e esse é esse nosso objetivo” explicou Danyella Araújo, responsável administrativa pelo Programa de Combate à Dengue em Gurupi.

Doença

Chikungunya é uma doença parecida com a dengue, causada pelo vírus CHIKV, da família Togaviridae. Seu modo de transmissão é pela picada do mosquito Aedes aegypti infectado e, menos comumente, pelo mosquito Aedes albopictus.

Seus sintomas são semelhantes aos da dengue: febre, mal-estar, dores pelo corpo, dor de cabeça, apatia e cansaço. Porém, a grande diferença da febre chikungunya está no seu acometimento das articulações: o vírus avança nas juntas dos pacientes e causa inflamações. Clifton Morais/Secom

Comments are closed.

Close Search Window