A Secretaria da Saúde de Gurupi realiza o dia D de Vacinação contra gripe influenza, neste sábado, dia 13 de maio, das 8 às 17 horas, e vai disponibilizar 18 postos de imunização, espalhados pela cidade. Equipes, vacinas, enfermeiros, técnicos, tudo já está providenciado para receber a comunidade que ainda não tomou a vacina. A abertura oficial será 8 horas, na Unidade Básica de Saúde (UBS) do Setor Waldir Lins.

“É de grande importância a prevenção, por isso, todos os anos, iniciamos nossa campanha de vacinação com antecedência, disponibilizando as doses nas UBS, para que todos os grupos prioritários tivessem acesso fácil e rápido. Quem ainda não tomou a vacina, agora pode aproveitar e escolher um dos nossos 18 postos de imunização”, destaca o prefeito de Gurupi, Laurez Moreira.

Grupos prioritários

Segundo o secretário da Saúde de Gurupi, Vânio Rodrigues, estão aptas a vacinarem, pessoas que estão enquadradas dentro dos grupos de risco ou prioritários, de acordo com o Ministério da Saúde. Crianças de seis meses a menores de cinco anos; pessoas de 60 anos acima; gestantes; puérperas até 45 dias (resguardo até 45 dias); indígenas; trabalhadores da saúde; doentes crônicos; adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas; população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional; professores das escolas públicas e privadas.

“Para ter acesso à vacina, no caso das pessoas com doenças crônicas, é preciso apresentar laudo médico ou exames comprobatórios, conforme exigência do SUS” – informa o secretário Vânio Rodrigues.

Importância

De acordo com o coordenador da Vigilância Epidemiológica de Gurupi, Zander Luis Guimarães, as infecções respiratórias agudas constituem um conjunto de doenças frequentes e têm maior incidência em pessoas com idade acima dos 60 anos e crianças, sendo o vírus da influenza um dos principais agentes originários destas doenças. A principal intervenção preventiva em saúde pública para este agravo é sem dúvida, a vacinação.

“A campanha anual de vacinação, contribuiu ao longo dos anos para a prevenção da gripe nos grupos imunizados, além de apresentar impacto de redução das internações hospitalares, mortalidade evitável e gastos com medicamentos, para tratamento de infecções secundárias, daí a importância de se vacinar”, conclui o coordenador Zander Luis.

Postos de vacinação

Secretaria Municipal de Saúde (Av. Pernambuco- Centro)

Policlínica Rua 5, (Centro)

Todas as 13 Unidades Básicas de Saúde (vários setores)