Geral|

Compartilhe:

A Secretaria da Saúde de Gurupi alerta a quem faz parte dos grupos prioritários e ainda não tomou a vacina contra a gripe influenza, que procure uma Unidade Básica de Saúde (UBS), nesta semana sem falta, pois, a campanha termina no dia 9 de junho. A vacina está disponível em todas as UBSs e na Policlínica, à Rua 5, Centro.

Mitos


De acordo com o coordenador da Vigilância Epidemiológica de Gurupi, Zander Luis Guimarães, informações incorretas de que a vacina teria efeitos colaterais, circularam em redes sociais e grupos de whatsaap e acabaram por diminuir a média de gestantes e crianças nas salas de imunização.

“Esses mitos amedrontaram as pessoas que deixaram de vir se vacinar e nós garantimos que a vacina é segura, não possui efeitos colaterais e é muito importante a imunização, portanto, pedimos aos pais que levem suas crianças e às gestantes que ainda não se protegeram que compareçam à UBS” – solicita o coordenador.

Grupos prioritários


Segundo o secretário da Saúde de Gurupi, Vânio Rodrigues, estão aptas a vacinarem, pessoas que estão enquadradas dentro dos grupos de risco ou prioritários, de acordo com o Ministério da Saúde. Crianças de seis meses a menores de cinco anos; pessoas de 60 anos acima; gestantes; puérperas até 45 dias (resguardo até 45 dias); indígenas; trabalhadores da saúde; doentes crônicos; adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas; população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional; professores das escolas públicas e privadas.

“Para ter acesso à vacina, no caso das pessoas com doenças crônicas, é preciso apresentar laudo médico ou exames comprobatórios, conforme exigência do SUS” – informa o secretário Vânio Rodrigues.

Postos de vacinação

Todas as 13 Unidades Básicas de Saúde (vários setores)

Policlínica Rua 5 (Centro)

Comments are closed.

Close Search Window