A Prefeitura de Gurupi aderiu ao Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS). A assinatura do convênio aconteceu neste dia 31, pelo prefeito de Gurupi, Laurez Moreira e a presidente do Conselho Municipal de Segurança Alimentar de Gurupi, Tatiane Nunes Mello. O PAA fomenta a comercialização da agricultura familiar possibilitando a aquisição dos produtos destinando às famílias que se encontram em situação de vulnerabilidade social, insegurança alimentar e nutricional.

“Também conhecido como Compra Direta, o programa garante a inclusão econômica e social dos agricultores familiares, por meio do fomento à produção sustentável e da comercialização, fortalecendo, incentivando a permanência do homem do campo em seu segmento, e ainda oferece alimentos saudáveis atendendo as famílias em situação de insegurança alimentar” – reforça Laurez Moreira.

Conselho Municipal de Segurança Alimentar de Gurupi, Tatiane Nunes Mello

60 meses

De acordo com o secretário do Trabalho e da Assistência Social, Dida Moreira, o PAA permite a compra, com dispensa de licitação, de alimentos de agricultores familiares. “O valor destinado ao programa é de R$ 159.768,00 e a adesão assinada hoje diz respeito à execução do projeto durante a vigência de 60 meses. Este valor é proveniente de emenda parlamentar da Deputada Federal, Jose Nunes” – informa o secretário.

Os produtos, após adquiridos serão distribuídos por programas e entidades sociais da rede de proteção e promoção social como, os Centros de Referência da Assistência Social (CRAS), as famílias cadastradas no Bolsa Família (Cad Único), Casa do Idoso e a Casa de acolhimento Criança Cidadã, com a garantia de uma refeição de qualidade.

Parcerias

O programa será executado pela Secretaria Municipal do Trabalho e da Assistência Social em parceria com as Secretaria Municipal de Produção e Cooperativismo e Meio Ambiente e a Secretaria Municipal de Educação tendo como órgão de controle social o Conselho Municipal de Segurança Alimentar (COMSEA).