Depois de criar as Unidades de Preservação Ambiental de Gurupi, a Prefeitura de Gurupi dá início à construção do Parque Linear de Gurupi, agregando os córregos, a natureza e equipamentos de uso da comunidade para prática de atividades físicas, cultural e de lazer. Serão 35 km de extensão, circundando os córregos Água franca, Pouso do Meio, Dois Irmãos e Mutuca.

Agregados

“Os Parques Lineares são obras estruturadoras de programas ambientais em áreas urbanas, destinadas tanto à conservação como à preservação dos recursos naturais. Neste tipo de parque têm-se a agregação de funções de uso humano, como: atividades de lazer, cultura e rotas de locomoção não motorizada, como ciclovias e pistas de caminhada” – esclarece o prefeito de Gurupi, Laurez Moreira, informando que para concretizar contou com a indicação da obra pela senadora Kátia Abreu ao Ministério do Turismo.

Meio Ambiente

De acordo com o diretor de Meio Ambiente de Gurupi, Kleverson Portilho, terão como papel ambiental : “sistemas de drenagem eficientes, sequestro de carbono, estrutura de lazer integrando a população ao meio ambiente, esporte e recreação, educação ambiental, pesquisas científicas, estação ecológica de visitação, entre outros” – explica o diretor.

Umidade do ar

Para o secretário da Produção, Cooperativismo e Meio Ambiente de Gururpi, Antônio Carlos Pakalolo, os benefícios climáticos serão sentidos pela população.

“Teremos a diminuição da temperatura de até cinco graus em áreas lindeiras, cada árvore pode transpirar até 150 mil litros em um ano, ou seja, uma média de 0,5 litros de água por dia melhorando o ambiente ao entorno e aumentando a umidade desses locais” – explica o secretário.

Aprovado

Para a estudante Francis de Souza e Silva, moradora do Setor Sol Nascente, o parque linear é um projeto aprovado pela população. “Será maravilhoso termos aqui nesta região de Gurupi, um parque como este para desfrutarmos os fins de tarde e finais de semana, de forma saudável e tranquila” – conclui a estudante.