Geral|

Compartilhe:

O casal Valéria dos Santos Silva e Kayan Felipe, levaram os dois filhos logo cedo para atualizar o cartão da vacina em Gurupi. A pequena Helena dos Santos de 10 meses foi imunizada com as doses que precisava, já o irmãozinho, Heitor dos Santos, de dois anos, não precisou vacinar, já que sua caderneta estava em dia. Eles moram no centro da cidade, por isso foram até Policlínica, localizadas na Rua 5.

O sábado (16), foi o dia “D” da Campanha Nacional de Multivacinação. É o momento de atualizar as vacinas atrasadas. Apesar de a campanha ir até o dia 22 de setembro, os pais do Jean Lucas de seis meses, não quiseram esperar. Eles preferiram ir no sábado mesmo para garantir a imunização. O pequeno, teve que tomar a terceira dose da Paralisia Infantil e a Pentavalente, que combate doenças como: Difteria, Tétano, Coqueluche, Meningite e outras infecções causadas pelo Haemophilus influenza tipo b e a Hepatite B.

A Coordenadora de Imunização de Gurupi, Lana Quirino, explica que nesse período também será disponibilizada a dose do HPV, que protege contra o aparecimento do câncer do colo de útero e contra os cânceres de pênis, orofaringe e ânus. Além disso, previne mais de 98% das verrugas genitais, doença estigmatizante e de difícil tratamento. Outra vacina também disponível é contra a Meningite. Nessas duas doses, o público alvo são adolescentes. .

“Quando investimos na prevenção temos um índice menor de pessoas doentes, e consequentemente o número de pacientes nos hospitais. Queremos atingir o objetivo nessa campanha, que é imunizar mais de 500 crianças e adolescentes”, disse o Prefeito, Laurez Moreira (PSDB).

Quem não foi até uma Unidade de Saúde, precisa procura a UBS, mais próxima de onde mora para fazer a atualização das vacinas.

Por: Clifton Morais/Secom

Comments are closed.

Close Search Window