Na tarde desta terça-feira (19), foi realizada a reunião temática da IV Conferência Regional de Igualdade Racial em Gurupi, que este ano adotou o tema “O Brasil na década dos afrodescentendes: Reconhecimento, Justiça, Desenvolvimento e Igualdade de Direitos”.

O objetivo do encontro é elaborar e coordenar políticas públicas de promoção da igualdade racial, visando à superação das desigualdades sócia racial, eliminação da discriminação, combate ao racismo e preservação da memória, cultura e identidade étnica da comunidade afro descendente em âmbito Municipal, Estadual e Federal.

O Prefeito de Gurupi, Laurez Moreira (PSDB), participou da conferência e destacou a importância do evento na construção de uma sociedade mais justa e igualitária. “Os afrodescendentes ainda sofrem muito no Brasil e nós devemos mudar essa realidade, valorizando as pessoas pela sua capacidade e competência em fazer as coisas da melhor maneira possível e não pela sua cor”, afirmou o prefeito.

O encontro foi realizado no auditório do Campus I do Centro Universitário UnirG e organizado pelo Conselho Estadual de Promoção da Igualdade Racial (CEPIR), juntamente com a Secretaria de Estado da Cidadania e Justiça (SECIJU), por meio de sua Diretoria de Direitos Humanos, Defensoria Pública do Tocantins e apoio da Prefeitura de Gurupi por meio da Secretaria Municipal do Trabalho e Assistência Social. Participaram também do debate estudantes e sociedade civil organizada.

As reuniões temáticas são preparatórias para a IV Conferência Estadual de Igualdade Racial e para a IV Conferência Nacional de Promoção da Igualdade Racial (IV CONAPIR), que será realizada em maio de 2018, em Brasília (DF).

Fernando Vieira/Secom